Retiro Arquidiocesano da Iniciação Cristã

Retiro Arquidiocesano da Iniciação Cristã

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Com mais de 200 mil jovens, Missa dá início à JMJ 2016

Celebração foi presidida pelo arcebispo de Cracóvia e deu início ao grande evento da juventude católica mundial, que segue até domingo.

O dia tão esperado por jovens do mundo inteiro há três anos enfim chegou. A Missa de abertura da Jornada Mundial da Juventude 2016 nesta terça-feira, 26, deu início ao maior evento da juventude católica mundial. A celebração foi presidida pelo arcebispo da Cracóvia, cidade-sede da JMJ 2016, Cardeal Stanislaw Dziwisz, e reuniu mais de 200 mil jovens. 
A homilia do cardeal partiu da experiência de Pedro ao decidir escolher seguir Jesus, deixando tudo para trás e terminando como seu Mestre, crucificado. E assim como Jesus falou com Pedro naquela época, disse o cardeal, hoje Ele quer falar com os jovens reunidos em Cracóvia. “A experiência de Pedro pode tornar-se também a nossa experiência e nos fazer refletir”.
Cardeal Dzwisz propôs três perguntas e respostas aos jovens: “de onde viemos?”, “onde estamos nesse momento da vida?” e “para onde iremos e o que vamos levar desse encontro?”.
Na primeira pergunta, explicou que os jovens presentes em Cracóvia são peregrinos de várias nações, que carregam consigo a riqueza de suas culturas e tradições. “Trazemos nossos medos e decepções, porém também nossas saudades e esperanças, nossos desejos de uma vida em mundo mais humano, mais fraterno e solidário”.

Sobre a segunda pergunta – “onde estamos nesse momento da vida?” – o cardeal lembrou que os peregrinos estão em Cracóvia, cidade que já foi capital da Polônia, um país com uma história nada fácil, mas cujo povo sempre tentou ser fiel a Deus e ao Evangelho. “Hoje estamos aqui todos juntos, porque foi Jesus que nos reuniu. Ele é a luz do mundo. Quem segue a Ele não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.
E para onde os jovens vão e o que vão levar dessa Jornada, o cardeal disse que é melhor não responder agora, e sim encarar tudo como um grande desafio. Aos jovens, deixou o convite para viverem intensamente esses dias de Jornada.
“Meus queridos jovens amigos, formem nestes dias seus corações e mentes. Escutem as catequeses que os bispos vão pregar. Escutem a voz do Papa Francisco. Participem na Santa Liturgia. Que vocês possam experimentar o amor do nosso Senhor no Sacramento da reconciliação. Conheçam também as igrejas de Cracóvia, a riqueza desta cidade, mas também a hospitalidade dos habitantes de Cracóvia e de outras cidades, onde vamos encontrar o descanso”.

Acolhida aos jovens
Antes do início da Missa, Cardeal Dziwizs fez uma breve introdução, um momento de acolhida a todos os jovens provenientes de várias partes do mundo. “Bem-vindos à cidade de Karol Wojtyła – São João Paulo II. Nesta cidade ele cresceu para servir à Igreja, daqui partiu para percorrer os caminhos do mundo inteiro, para anunciar o Evangelho de Jesus Cristo”.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/especiais/jmj/cracovia-2016/com-mais-de-200-mil-jovens-missa-da-inicio-a-jmj-2016/