segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Começa hoje em Belém o Congresso Eucarístico Nacional

De braços abertos Belém acolhe, a partir desta segunda-feira (15/08), o XVII Congresso Eucarístico Nacional – CEN2016. Um sonho que se tornou realidade, ganhou forma, cor e rosto. Depois de seis anos de espera e preparativos, a capital paraense está recebendo até o dia 21 de agosto todo povo de Deus para viver a Eucaristia.
Belém comemora também 400 anos de fundação
Com o “Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária”; e o lema, “Eles o reconheceram no partir do Pão”, a Arquidiocese de Belém, a terceira mais antiga do Brasil, se mobiliza desde o último Congresso Eucarístico, realizado em Brasília em 2010, para organização deste evento. Suas 86 paróquias, o clero, comunidades religiosas, novas comunidades, pastorais e movimentos, leigos, consagrados, voluntários e profissionais de diversas áreas de atuação trabalharam duro para acolher fiéis vindos de todos do Brasil.
A evangelização na Amazônia é realidade concreta há 400 anos. Inicialmente infundida pelos Padres Jesuítas, posteriormente outras Ordens Religiosas e, também os leigos, foram assumindo a missão de transformar as comunidades amazônicas mais humanas, solidárias, testemunhas de partilha e alegria pelo anúncio do Reino de Deus. 

Documento de Aparecida: O que está faltando?
Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, foi delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil na V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida em maio de 2007.  Para ele, o CEN 2016 extrai inspiração na dimensão missionária do Documento de Aparecida, no que disse a propósito da Amazônia, incluindo o forte apelo ao respeito e à salvaguarda de toda a criação que Deus confiou ao homem.
O enviado do Papa Francisco ao Congresso Eucarístico Nacional é o Presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, e Presidente da Rede Eclesial pan-amazônica, Cardeal Cláudio Hummes.

Fonte: http://br.radiovaticana.va/news/2016/08/15/em_bel%C3%A9m,_a_amaz%C3%B4nia_eucar%C3%ADstica_recebe_o_cen2016_/1250897