quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Igreja no Estado do Rio priorizará as famílias, as juventudes e os pobres em sua ação evangelizadora

Os delegados presentes na 18ª Assembleia do Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil aprovaram por unanimidade na manhã do último sábado, 23 de novembro, o texto com as Pistas de Ação Pastoral que norteará a missão evangelizadora da Igreja no Estado do Rio de Janeiro. 
O grande intuito das dioceses do Regional será fomentar verdadeiramente Comunidades Eclesiais Missionárias. E para isso quer evangelizar com palavras e gestos, dando atenção especial às famílias, aos pobres e aos jovens, nos desafios da cultura urbana. 

Leia abaixo na íntegra o Documento com as Pista de Ação para o Regional Leste 1. 
  
PISTAS DE AÇÃO PARA O REGIONAL LESTE 1 

MISSÃO: Evangelizar com palavras e gestos, dando atenção especial às famílias, aos pobres e aos jovens, nos desafios da cultura urbana. 

VISÃO: Fomentar a criação de Comunidades Eclesiais Missionárias 

AÇÕES: 
– Criar, Fortalecer e Animar os Conselhos Missionários em nível Regional, Diocesano, Paroquial e de Seminaristas, em vista da construção de redes de Comunidades Eclesiais Missionárias. 

– Promover a formação dos fiéis cristãos leigos e leigas, a fim de favorecer o seu protagonismo nos diversos setores da vida pública e eclesial, com especial destaque para a Doutrina Social da Igreja, e atenção ao ecumenismo e diálogo inter-religioso. 

– Considerar, na formação inicial e permanente dos presbíteros e diáconos, as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, as temáticas das Campanhas da Fraternidade e os desafios relevantes. 

– Mapear, integrar, valorizar e dar visibilidade às iniciativas sociais das Igrejas Particulares em vista da Campanha da Fraternidade 2020. 

– Proporcionar o apoio do Secretariado do Regional Leste 1 para a recepção e aplicação das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, do Programa Missionário Nacional e da Campanha da Fraternidade, valorizando a importância do Regional para a comunhão pastoral.