quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Feira Bíblica do Vicariato Suburbano reflete sobre as Cartas Paulinas

 

Com o tema central: “As 14 Cartas Paulinas” e o lema: “Ai de mim, se eu não anunciar o Evangelho”, foi realizada a 32ª Feira Bíblica do Vicariato Suburbano.

Segundo a coordenadora arquidiocesana da Iniciação à Vida Cristã, irmã Patrícia Violeta de Maria, da Congregação de Nossa Senhora de Belém, o “Vicariato Suburbano tem longa história em relação à Feira Bíblica, realizada sempre no mês de setembro com grupos de Perseverança”.


A missa de abertura, realizada no dia 6 de setembro, foi presidida vigário episcopal, padre Rogério Heleno Félix, que acolheu com alegria os coordenadores forâneos e adolescentes que representaram todos os grupos que participam da Perseverança.

“Nossa feira se pautou pelo seguimento nos passos de São Paulo, o grande missionário. Neste tempo em que estamos vivendo, a Boa Nova de Jesus precisa ser anunciada a tempo e no contratempo, pois como ele mesmo nos ensina; ‘ai de mim, se eu não evangelizar’.

Nossa mãe fundadora, Madre Maria Helena Cavalcanti, nos diz que ‘catequizar é ver Deus nas transparências das coisas’. Que o nosso desejo seja hoje e sempre fazer com que Jesus seja mais conhecido e mais amado”, completou irmã Patrícia.

Porém, o ano de 2020 chegou e, por causa da pandemia, havia dúvidas se a feira iria acontecer. “No final ano passado, já havíamos escolhido as cartas de São Paulo como tema da Feira Bíblica relacionada com o Ano Missionário que a arquidiocese está vivenciando. Houve um sorteio das 14 cartas para as 56 paróquias do vicariato.

Por causa da pandemia, paramos tudo. A confirmação veio pela oração de fazer a feira de modo virtual, através de vídeos. A equipe de coordenação gostou da ideia e ela aconteceu”, disse a coordenadora vicarial da Catequese de Perseverança do Vicariato Suburbano, Juçara de Paula Baptista Parente.

Segundo informou Robson de Abreu Ayala, da Paróquia Divino Salvador, em Piedade, as cartas foram divididas entre as oito foranias, ficando assim: 1° forania - Epístola aos Colossenses; 2° forania – Primeira e Segunda Epístola aos Coríntios; 3° forania – Epístola a Tito; 4° forania - Epístola aos Romanos; 5° forania – Epístola aos Gálatas; 6° forania – Epístola aos Efésios; 7° forania - Primeira e Segunda Epístola aos Tessalonicenses; e 8° forania - Primeira e Segunda Epístola a Timóteo.

“Cada forania escolheu uma ou duas paróquias para gravar um vídeo de no máximo cinco minutos, explicando seu tema, podendo fazer uma maquete ou um cartaz.

Para facilitar, lançamos dois vídeos, um explicativo feito pela irmã Patrícia e outro de bênção, feito pelo nosso vigário episcopal, padre Rogério. Todos os vídeos foram reunidos e postados na fanpege do Vicariato Suburbano (https://www.facebook.com/vicariatosuburbanorj/). Conseguimos com grande alegria e dedicação realizar nossa feira de modo virtual”, disse.

Robson de Abreu destacou ainda que a Feira Bíblica nos primeiros anos foi realizada na Paróquia São Benedito, em Pilares, depois passou para a Paróquia Divino Salvador, em Piedade e por motivos de espaço, a partir de 1998, para o Colégio Salesiano, em Rocha Miranda, onde acontece até hoje. “Esse ano, por motivo da pandemia, a feira foi virtual e a gravação dos vídeos das maquetes em cada paróquia responsável por sua forania, algumas nas casas dos adolescentes”, disse.

 

Fonte: Jornal Testemunho de Fé, edição nº 1.021, página 10