quinta-feira, 2 de abril de 2020

Domingo de Ramos e Tríduo Pascal na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro em 2020.

    Vivemos o mistério central de nossa fé: a Páscoa! É o centro do ano litúrgico e o grande acontecimento anual que dá origem a todas as demais celebrações. Neste ano, devido a Pandemia do COVID-19, a Arquidiocese do Rio de Janeiro seguindo as orientações da OMS e das autoridades civis federais, estaduais e municipais, preocupada em preservar a vida e não disseminar a contaminação, informa abaixo como serão as celebrações do Domingo de Ramos e Tríduo Pascal presididas pelo Cardeal. Os decretos da Congregação para o Culto Divino e da Cúria Metropolitana já estão previstos na organização abaixo. 
    A proximidade da Arquidiocese através de suas paróquias e comunidades neste ano se faz de modo diferente, mas sempre com a alegria e esperança cristã. As Missas nas paróquias da Arquidiocese estão sendo transmitidas online (sem presença do povo) pelas redes sociais e sites das respectivas paróquias. As celebrações presididas pelo Cardeal serão transmitidas pela Rádio Catedral e a Web TV Redentor com as respectivas redes sociais e aplicativos.

Domingo de Ramos – 05/04
    No Domingo de Ramos a missa será as 11h da manhã. Seguida do Ângelus pelos meios de comunicação.
   Sugestão de sinal: colocar ramos nas portas ou portões de suas casas (iniciamos a Semana Santa!).

Quarta-feira Santa – 08/04
07:00 – oração silenciosa no Cristo Redentor antes de iniciar o Tríduo Pascal
Organização: Pe. Omar

Quinta-feira Santa – 09/04
a) A Missa do Crisma será às 10h da manhã. Haverá uma grande rede para essa transmissão gerada pela Rádio Catedral e WebTv Redentor. Os padres renovarão as promessas sacerdotais de suas próprias casas. Abençoaremos os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e consagraremos o óleo do Crisma.
b) A Missa vespertina da Ceia do Senhor, sem o rito de lava pés, será transmitida às 18 horas concluindo com uma breve adoração ao Santíssimo Sacramento. Sugestão de sinal: colocar um pequeno pão envolto em um plástico nas portas de suas casas (símbolo da Eucaristia).

Sexta-feira Santa – 10/04
    Na Sexta-feira da Paixão do Senhor, a Ação Litúrgica desse dia será transmitida as 15h. Sugestão de sinal: colocar uma cruz em suas portas (paixão e morte do Senhor).

Sábado Santo – 11/04
a) Às 9 horas, no horário do “Rio Celebra”, uma reflexão especial sobre o Tríduo Pascal. Esse momento será gerado pela Rede Vida de Televisão para nossas redes.
b) A Vigília Pascal será celebrada as 19h. Rito mais breve e sem batizados.
Sugestão de sinal: uma vela simbolizando o Círio Pascal.
c) As 21:30, comandados pela Rádio Catedral e nossas redes de áudio, WebTV e redes digitais faremos uma bela manifestação pascal nas portas e janelas de nossas casas: acender a lanterna do celular e cantar “Porque Ele Vive” com toda alegria e confiança concluindo com o repicar dos sinos.

Domingo de Páscoa – 12/04
a) A Missa Pascal Arquidiocesana será as 11h da manhã concluindo com o Regina Coeli solene com sinos
b) O almoço de Páscoa para os pobres na Catedral neste ano será diferente: serão distribuídas quentinhas para a população em situação de rua no local onde se encontram os irmãos e irmãs evitando aglomeração; (muitas comunidades paroquiais, religiosas e novas comunidades o estão fazendo também todos esses dias nas diversas regiões da cidade)
c) Às 15 horas (12 horas na Basílica de Guadalupe no México), coordenada pela CNBB teremos a consagração do Brasil em Rede Nacional de rádios e TVs católicas. Após essa consagração devem tocar os sinos das igrejas.
d) Às 15 horas saída do helicóptero com o Santíssimo Sacramento para dar a benção pascal à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro enquanto tocam os sinos das igrejas.
e) Consagração do Brasil aos pés do Cristo Redentor – às 19 horas.

    Que em meio a tantas preocupações e mudanças em nossas vidas nestes dias, a celebração pascal encha de confiança e esperança nossas vidas para retomarmos de modo novo nossa caminhada assim que passar esse momento que agora vivemos. Saudamos a cada um com a certeza de que a vida vence a morte e que o Senhor ressuscitado está entre nós. Feliz Páscoa!

Cônego Claudio dos Santos
Coordenador da Comissão de Pastoral