terça-feira, 20 de abril de 2010

13º Curso para Catequistas de Perseverança


Nesta sábado, dia 17 de abril, no período da manhã, aconteceu o 13º Curso Arquidiocesano de Formação para Catequistas de Perseverança. O tema escolhido foi: "Catequese de Perseverança, caminho de Mistagogia" e o local, a Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

O curso foi dividido em três partes:

1ª - O mergulho na realidade - em que os participantes, divididos em equipes e com um "mapa" em mãos se espalharam pelo bairro para observarem e conversarem sobre a realidade que nos cerca, como perceber nas coisas e nas pessoas a presença de Deus e como interpretar e trabalhar em cima dessa realidade. A conclusão do trabalho deu-se em forma de um painel.

2ª - O mergulho na missão - como traduzir em atividades concretas a mistagogia? Como promover iniciativas e adquirir atitudes que aprofundem os catequizandos no mistério divino? Irmã Lúcia e Tatiana - coordenadora e assessora arquidiocesanas - deram algumas pistas para o trabalho com as crianças e adolescentes.

3ª - O mergulho no Cristo - Padre Jorjão encerrou o encontro com a mística que devemos cultivar em cada pequeno gesto, para mergulharmos cada vez mais fundo no mistério de Cristo.

Animados pelo ministério de música da Comunidade Bom Pastor e com a colaboração dos coordendores vicariais e forâneos, os catequistas puderam aproveitar bastante toda a riqueza do curso. Esperamos que esta vivência seja convertida em bons frutos nas comunidades!


Em breve, incluiremos todos os momentos marcantes na galeria de fotos do nosso blog. Aguardem!
E em maio tem mais: Nos encontraremos dia 08, a partir das 08 horas, para a Caminhada da Perseverança, no Loretão (Freguesia - Jacarepaguá), homenageando Maria, Rainha dos Apóstolos.