Introdução:O homem está envolvido na realidade do tempo: ele nasce, cresce, amadurece e morre.
No ano civil, com seus doze meses, de janeiro a dezembro, o homem celebra o dom da vida, bem como datas importantes ao longo de sua existência.
Jesus Cristo por sua Ressurreição tornou-se Senhor do tempo. Em Cristo e por Cristo o homem pode viver o tempo como um dom de Deus, em seu amadurecimento para a eternidade.
A fim de podermos renovar, de modo progressivo, o mistério da presença de Cristo no tempo: sua vida terrena, e anunciar a vinda gloriosa, desde sua entrada no mundo até sua ressurreição e Ascensão, a Igreja instituiu o Ano Litúrgico.
Ano Litúrgico:Chamamos de Ano Litúrgico, Ano Eclesiástico (da Igreja), ao conjunto das solenidades (festas) dos principais Mistérios de toda a vida de Jesus Cristo ao lado das festas de Nossa Senhora e dos Santos. Não coincide com o Ano Civil, pois começa e termina em novembro, segundo as fases da lua, compreendendo dois ciclos fundamentais: Ciclo Pascal e Ciclo do Natal.
A fim de celebrarmos dignamente estes mistérios do Nascimento e Ressurreição de Jesus, cada ciclo inclui três períodos ou três tempos:
No ano civil, com seus doze meses, de janeiro a dezembro, o homem celebra o dom da vida, bem como datas importantes ao longo de sua existência.
Jesus Cristo por sua Ressurreição tornou-se Senhor do tempo. Em Cristo e por Cristo o homem pode viver o tempo como um dom de Deus, em seu amadurecimento para a eternidade.
A fim de podermos renovar, de modo progressivo, o mistério da presença de Cristo no tempo: sua vida terrena, e anunciar a vinda gloriosa, desde sua entrada no mundo até sua ressurreição e Ascensão, a Igreja instituiu o Ano Litúrgico.
Ano Litúrgico:Chamamos de Ano Litúrgico, Ano Eclesiástico (da Igreja), ao conjunto das solenidades (festas) dos principais Mistérios de toda a vida de Jesus Cristo ao lado das festas de Nossa Senhora e dos Santos. Não coincide com o Ano Civil, pois começa e termina em novembro, segundo as fases da lua, compreendendo dois ciclos fundamentais: Ciclo Pascal e Ciclo do Natal.
A fim de celebrarmos dignamente estes mistérios do Nascimento e Ressurreição de Jesus, cada ciclo inclui três períodos ou três tempos:
Preparação - Celebração - Prolongamento
Inicia-se no Advento, apresentando e lembrando as verdades de nossa fé não como representação histórica ou comemoração. Não quer falar do passado mas do presente.
O Ano Litúrgico é pois, a manifestação de Deus em nosso tempo para comunicar-nos a sua graça.
O Ano Litúrgico é pois, a manifestação de Deus em nosso tempo para comunicar-nos a sua graça.
Advento:É o ponto de partida e chegada de cada Ano Litúrgico. O tempo do Advento tem início quatro domingos antes do Natal, compondo-se de quatro semanas, vindo a terminar no dia 24 de dezembro. Lembra-nos os muitos anos cheios de desejos e expectativas que precederam a vinda do Messias.
Todo período de preparação, tanto Advento, como a Quaresma, é como que uma subida. Bem sabemos que para chegarmos ao alto de uma montanha, temos que nos fortalecer pois a subida exigirá de nós esforço, despojamento de tudo aquilo que não é tão necessário e nos atrapalha a subir.
Todo período de preparação, tanto Advento, como a Quaresma, é como que uma subida. Bem sabemos que para chegarmos ao alto de uma montanha, temos que nos fortalecer pois a subida exigirá de nós esforço, despojamento de tudo aquilo que não é tão necessário e nos atrapalha a subir.
ADVENTO = VINDA
1a Vinda de Jesus - Carne - “O Verbo se fez carne e habitou entre nós.”
2a Vinda de Jesus - Glória - Parusia
3a Vinda de Jesus - Graça - entre a 1a e a 2a
O objetivo do Ciclo do Natal é a tríplice vinda de Cristo, encarando o fato histórico da 1a Vinda. A Liturgia visa a vinda atual pela Graça olhando em perspectiva profética a volta do Senhor.
Tríplice série de imagens.
2a Vinda de Jesus - Glória - Parusia
3a Vinda de Jesus - Graça - entre a 1a e a 2a
O objetivo do Ciclo do Natal é a tríplice vinda de Cristo, encarando o fato histórico da 1a Vinda. A Liturgia visa a vinda atual pela Graça olhando em perspectiva profética a volta do Senhor.
Tríplice série de imagens.