quinta-feira, 14 de julho de 2011

ENCONTRO DO LESTE 1


Entre os dias 01 e 03 de julho, na Fazenda de São José das Arcas, em Itaipava-RJ, aconteceu o 19º Encontro da Dimensão Bíblico-Catequética CNBB-Regional Leste 1. Estiveram presentes diversos catequistas, coordenadores e assessores (Arqui) Diocesanos das duas Arquidioceses e oito Dioceses – entre religiosos e leigos - que formam o Regional.


A coordenadora do Regional, Vera Lucy, conduziu as atividades. O grupo foi acompanhado durante todo tempo por Dom Elias James Manning, OFM.Conv., bispo de Valença e referencial da Dimensão, no Regional. Durante o encontro foi aprofundada a proposta para formação de Escolas Catequéticas Paroquiais de inspiração Catecumenal, em todo regional, tendo como motivadores o Diretório Nacional de Catequese e o Documento de Aparecida, que propõem que seja favorecida uma formação sistemática aos catequistas. A proposta é fruto de reflexões fomentadas pela CNBB e foi acolhida pelos catequistas do regional, no 18º Encontro, realizado em julho de 2010, na cidade de Petrópolis.


A Diocese de Caxias partilhou com o grupo sua experiência de formação de catequistas, já baseada no Catecumenato. O Pe.Nani, da diocese Barra do Piraí-Volta-Redonda, fez uma formação sobre o Ser, Saber e Saber fazer do Catequista, conforme o Diretório Nacional de Catequese. A Ir.Lúcia Imaculada, das Irmãs de Belém e coordenadora da Iniciação Cristã na Arquidiocese do Rio de Janeiro, apresentou um aprofundamento sobre o segundo tempo do projeto: A Formação para o Serviço da Catequese. Dom Elias destacou para o grupo alguns pontos importantes da Exortação Pós-Sinodal Verbum Domini, além de fazer um resumo de tudo que aconteceu na 49ª Assembléia Geral da CNBB. Houve oportunidade para vários momentos celebrativos, a Leitura Orante da Bíblia e também uma Festa Junina muito animada.


Na manhã de domingo, o Bispo de Petrópolis, Dom Filippo Santoro, fez uma visita e aproveitou a ocasião para enfatizar a importância da Iniciação Cristã no atual momento da Igreja. O encontro foi encerrado com o envio dos catequistas e religiosos presentes, feito por Dom Elias Manning.