quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude




Após a missa de envio da juventude em Cuatro Vientos, o Papa Bento XVI anunciou que a próxima Jornada mundial da Juventude será no Rio de Janeiro, em 2013. Os peregrinos brasileiros receberam a notícia com muita alegria e emoção e, com suas atitudes, já demonstraram o desejo de acolher outros rapazes e moças do mundo inteiro na Cidade Maravilhosa.
Enfim chegou o grande dia. Um misto de saudade e alegria tomou conta dos peregrinos na manhã do domingo, dia 21 de agosto, encerramento da Jornada Mundial da Juventude. Quase 2 milhões de pessoas participaram da Santa Missa presidida pelo Papa Bento XVI.
Após a Missa, o Santo Padre rezou o Ângelus. Em seguida, fez o tão esperado anúncio:

- Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira, desejou.

Ao anúncio do Papa, os cerca de 15 mil brasileiros e os milhares de latino-americanos vibraram, e, com emoção, acolheram a missão de sediar a próxima JMJ. Os jovens espanhóis entregaram aos jovens brasileiros a cruz das jornadas.

Ao se despedir dos jovens, o Santo Padre os enviou em missão:

- Queridos amigos, antes de nos despedirmos e no momento em que os jovens da Espanha entregam aos do Brasil a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude, como sucessor de Pedro confio a todos os presentes esta insigne incumbência: levai o conhecimento e o amor de Cristo ao mundo inteiro. Ele quer que sejais os seus apóstolos no século XXI e os mensageiros da sua alegria. Não O desiludais! Muito obrigado!