O Diretório Nacional de Catequese e o Documento de Aparecida propõem que seja favorecida uma formação sistemática aos catequistas. Assim, tendo em vista a necessidade percebida em nossas comunidades paroquiais, o grupo de coordenadores diocesanos do Regional Leste I, após submeter à aprovação dos senhores Bispos, estão dando continuidade ao projeto de formação de Escola Catequética Paroquial.
O presente projeto é fruto de longas reflexões proporcionadas pela CNBB, mas também um desejo nascido no 18º encontro anual do Regional acontecido nos dias 2, 3 e 4 de julho de 2010 em Petrópolis, onde refletimos sobre a iniciação à vida cristã.
As Escolas Catequéticas Paroquiais destinam-se não somente a futuros catequistas, mas também aos catequistas atuantes que necessitem de atualização.
O objetivo das Escolas é proporcionar uma formação básica para catequistas na própria paróquia (ou grupos de paróquias) sem a pretensão de substituir as Escolas catequéticas ou outras instâncias de formação existentes nas diversas Dioceses.
Nos últimos dias 9 e 10 de setembro, no Centro de Espiritualidade Madre Marcelline (CEMM), Itaipu, (Arquidiocese de Niterói), estiveram reunidos alguns coordenadores que estão redigindo o material de estudo. Foram eles: Vera Lucy Honório, coordenadora da dimensão bíblico-catequética do Regional Leste 1, Pe. Paulo e Norma, da Diocese de Nova Iguaçu, Ir. Inês Maria, da Arquidiocese de Niterói, Ir. Lucia Imaculada e Bárbara Machado Fonte, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, além de receber ricos subsídios da Ir. Sueli, da Diocese de Caxias.
O grupo vem trabalhando para que o texto impresso possa ser lançado no próximo ano. Será de grande enriquecimento para os catequistas de todo o Estado do Rio de Janeiro.