segunda-feira, 4 de junho de 2012

Hora Santa da Iniciação Cristã



Na manhã deste sábado, 2 de junho, terceiro dia da 86ª Semana Eucarística, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Pedro Cunha, presidiu a Hora Santa da Iniciação Cristã, no Santuário da Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana. A Coordenadora Arquidiocesana da Iniciação Crista, Irmã Lúcia de Belém, animou a celebração que ficou repleta de crianças e jovens da catequese e perseverança.

Em sua Homilia, Dom Pedro ressaltou a importância da Eucaristia, que representa o ápice da vida de cada fiel. Ele afirmou que o comprometimento com a Eucaristia é o ato mais sagrado que se deve ter. 

— A Eucaristia é o tudo na nossa existência (...), ponderou, e citando o Evangelho de São João completou — Sem Mim nada podeis fazer. 

O Bispo ainda chamou a atenção para o comportamento durante a adoração ao Santíssimo: 

— Muitas vezes nossa oração e adoração passam a ser muito mais um momento multiplicador de palavras. Toda palavra proclamada deve ser verdadeira, mas, precedida do silêncio, disse. 

Dom Pedro lembrou a composição da Hóstia, feita de farinha e água. E ressaltou que nela há o milagre: 

— Nós não vemos a Cristo, mas pela nossa fé, Ele está ali presente, falou. 

Dom Pedro Cunha pediu que todos os catequistas e catequizandos desenvolvam a cultura da visita ao sacrário, onde o Santíssimo está sempre presente. Ele aproveitou e— lembrando o dia de Corpus Christ— convidou os presentes a participarem da Festa, na próxima quinta-feira, 7 de junho. 

— Na próxima quinta-feira, celebramos a Festa do Corpo e Sangue de Cristo. Vamos juntos levar o Sacramento do Amor. Na última Ceia, Jesus nos deixa o sinal que continua presente na Eucaristia. Esse sinal deve ser vivenciado todos os dias e mostrado ao mundo como sinal de amor e salvação, concluiu. 
Fonte: Portal da Arquidiocese