segunda-feira, 29 de abril de 2013

Eis que se aproximam os dias

            Por Dom Orani João Tempesta, O. Cist.

            Menos de três meses faltam para a Jornada Mundial da Juventude. O Papa Francisco fará a primeira viagem internacional do seu pontificado ao Brasil. Estará com os jovens do mundo, presidindo esse belo evento criado pelo Beato Papa João Paulo II.
            O primeiro Papa latino-americano estará vivendo conosco a beleza da construção de mais uma JMJ. Momento único para nós do Brasil e, em especial, do Rio de Janeiro.
            Quando em agosto de 2011, ao final da missa de envio na Jornada de Madri, foi anunciado o Rio de Janeiro como a próxima sede, parecia que estávamos muito longe. Depois, em setembro foi a chegada dos símbolos da JMJ: a Cruz da juventude e o ícone de Nossa Senhora. Hoje eles já estão no Rio de Janeiro. Daqui sairão para a próxima cidade que será a sede da próxima JMJ.
            A semana que finda foi trabalhosa para a direção do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ. Esteve entre nós o responsável por organizar as visitas do Papa que, juntamente com as autoridades locais, municipais, estaduais e federais estudou os possíveis passos do Santo Padre aqui em nossa cidade. Contamos com a colaboração das forças de segurança, dos policiais, bombeiros, das Forças Armadas, das secretarias dos grandes eventos, e tantos outros. As consultas, as opiniões, as ideias ajudaram a compor a proposta geral, que foi levada para a opinião e possível aprovação do Papa Francisco.
            No dia 7 de maio será divulgada oficialmente a agenda do Papa no Brasil. Nesse dia teremos a Nota Oficial da Santa Sé sobre os passos e a confirmação dos eventos principais de que o Santo Padre participará.
            Nesses dias de convivência com tantas pessoas dos diversos escalões e de tantas situações diferentes, pude apreender o quanto todos estão motivados para este momento ímpar. É o nosso investimento para o presente e o futuro. Investir na juventude: eis o grande segredo. Apoiá-la nos sonhos de construção de um mundo mais justo e humano. A humanidade necessita desse oxigênio sempre novo que o mundo juvenil nos traz. Necessitamos ser desafiados e chamados a superar os desânimos que muitas vezes nos tornam pessoas amargas e azedas. O jovem nos coloca a caminho de desafios dos grandes ideais que todos sonham para o mundo e para a sociedade.

            Teremos sim muitos legados sociais, ecológicos, espirituais, sem dúvida, mas a esperança colocada nos olhos, na vida, no coração, na mente da juventude não tem preço: é a beleza de olhar para o futuro com esperança e confiança.
            E sem dúvida, tudo isso é possível porque na base de todo esse trabalho está a preocupação com o bem de quem experimentou o amor de Deus em sua vida e não tem outra razão de viver a não ser em Cristo Jesus. Sim, a vida de fé em Cristo é que nos faz mover e nos desgastar pelo bem da sociedade inspirando-nos nos desafios juvenis.
            Milhares de jovens de mais de 165 países já estão inscritos. Muitos ainda virão. A experiência alegre da acolhida que os cariocas e fluminenses farão com seus irmãos de outras regiões, certamente nos fará ter a experiência de que um mundo novo é possível por causa de Cristo Ressuscitado.
            Nesta semana, com seus desafios, mudanças, estudos, aprofundamentos, preocupações, cobranças e a busca comum de soluções, com os corações abertos à graça de Deus, já experimentamos que isso é possível. O pensar no bem para agir fazendo o bem foi o norte desses intensos dias. Temos certeza de que inspirarão novos tempos.
            As dificuldades virão. Teremos os problemas do mal e dos que não acreditam na vida e não têm esperança no futuro. Sentiremos a problemática da divisão e da violência. Sabemos que isso só confirmará o caminho bom empreendido, pois estaremos ainda mais próximos daquele que o Pai enviou para salvar a humanidade: Jesus Cristo, nosso Senhor.
            E é Ele que, no monumento no alto do Corcovado, de braços abertos, acolhe a todos. Também tem um coração em que cabem todos nós que andamos em busca da luz e da vida. É esta a oportunidade de servir os irmãos e nos encontrarmos com Cristo. Rezemos, acolhamos, vivamos, participemos, preparemo-nos: eis que se aproximam os dias!
            Tenham todos uma santa JMJ Rio 2013!