segunda-feira, 3 de junho de 2013

Formação sobre o Catecismo da Igreja Católica na Diocese de Barreiras - BA

            Estiveram, nos dias 24 e 25 deste mês, na Casa de Retiro São Bento, em Barreiras, todos os Padres e Religiosas da Diocese de Barreiras, para um encontro de formação permanente, dentro do plano pastoral da Diocese, que está em consonância com a Igreja do mundo, vivenciando o Ano da Fé. A formação foi sobre o Catecismo da Igreja Católica, com assessoria de Ir. Lúcia Imaculada e Bárbara Machado Fonte, responsáveis pela Iniciação Cristã da Arquidiocese do Rio de Janeiro.
            O Bispo Diocesano, D. Josafá fez a abertura, acolhendo os presentes e as assessoras. Disse também que se trata de um momento importante do programa pastoral da Diocese de Barreiras, em consonância com a Igreja presente no mundo, que está celebrando 50 anos do Concílio Vaticano II e 20 anos da promulgação do Catecismo da Igreja Católica. Pode-se dizer que o Catecismo da Igreja Católica é o Catecismo do Vaticano II, enquanto compendia as riquezas de sua doutrina. Depois das palavras do Bispo Diocesano, seguiu-se a oração preparada por um grupo de religiosas. Logo depois iniciou o estudo do tema. Palestras, meditações, trabalhos de grupos, dinâmicas, partilhas, leituras e outras atividades fizeram parte do programa. As assessoras desenvolveram os seguintes temas: O Catecismo da Igreja Católica: Memória e Atualidade; O Catecismo e a Revelação; O Catecismo na Ação Evangelizadora da Igreja; Catecismo: Instrumento para a transmissão da fé: Crer e Celebrar – Bárbara; Catecismo: Instrumento para a transmissão da Fé: Viver e Orar – Ir. Lucia; Propostas de Ação Pastoral. Algumas afirmações importantes que nos ajudaram a compreender o valor do Catecismo:

            “Aprofundar a fé que professamos, para melhor viver e celebrá-la”. “A nossa fé não pode ser ao gosto de cada época, de cada cultura. Sejamos fiéis para transmitir somente àquilo que nosso Senhor nos deixou”. “Em todo catecismo a revelação acontece com grande diálogo de Deus com o homem. Esse diálogo tem o ponto culminante com a encarnação. Conhecer a revelação e conhecer a verdade sobre Deus. Com o Concílio Vaticano II conhecer as verdades reveladas por Deus. Conhecimento da verdade”. “Deus já deixou no ser humano o desejo e a capacidade de encontrá-lo. Deus, para revelar-se aos homens, fala-lhes em palavras humanas. Com efeito, nos Livros Sagrados o Pai que está nos céus vem carinhosamente ao encontro de seus filhos e com eles fala”.
            Na tarde do dia 25 de maio, chegaram os leigos dos movimentos, pastorais e novas associações para também receberem a sua formação até domingo, 26 de maio, meio dia. Mais de 50 lideranças de pastorais e movimentos acompanharam o curso. Os temas foram os mesmos. As dinâmicas e trabalhos de grupos fizeram parte também do programa da formação para lideranças das comunidades e pastorais.
            Todos ficaram satisfeitos com a compreensão que tiveram do Catecismo da Igreja Católica e se comprometeram de continuar estudando e passando para as lideranças.