quarta-feira, 3 de julho de 2013

"A atmosfera do Rio vai mudar"

                     “O Brasil será outro a partir do dia 28 de julho”, afirmou a cantora Fafá de Belém, por videoconferência, na coletiva de imprensa sobre os Atos Centrais, realizada no dia 27 de junho, no Edifício João Paulo II, na Glória. Fafá será uma das cantoras que se apresentará para o Papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude Rio2013, que acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho, na Cidade.
            Durante os Atos Centrais da Jornada (missa de abertura, cerimônia de acolhida, Via-Sacra, vigília e missa de envio) serão realizadas diversas apresentações artísticas, com cantores nacionais e internacionais, entre eles: Eugênio Jorge e Martin Valverde (México). Entre as bandas católicas, estão: Dominus, Frutos de Medjugorje, Missionário Shalon e Rosa de Saron e Sambadorando.
            “A atmosfera do Rio vai mudar, porque o Papa é o peregrino do amor e traz uma mensagem de paz. Serão dias maravilhosos. Tenho certeza que vocês terão lindas notícias para estampar nos jornais e revistas”, profetizou o diretor dos Atos Centrais da JMJ Rio2013, padre Renato Martins.

Missa de Abertura – 23/07
            Em Copacabana, o arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, presidirá a missa de acolhida aos peregrinos. Nesse dia, acontecerão shows musicais e apresentações de DJs católicos.

Acolhida do Papa – 25/07
            Em Copacabana, de forma criativa, o musical “Rio de Fé” e o miniespetáculo “Terra de Santa Cruz” vão apresentar as belezas naturais e a religiosidade da Cidade Maravilhosa e do Brasil.

Via-Sacra – 26/07
            Em Copacabana, acontecerão as meditações das 14 estações da Via-Sacra nos palcos espalhados pela Avenida Atlântica e no palco principal. Para cada uma das estações serão feitas encenações e reflexões de um tema relacionado às questões da juventude: conversão, vocação, defesa da vida, libertação de vícios, entre outras. O texto da Via-Sacra foi elaborado pelos padres José Fernandes de Oliveira (Zezinho) e João Carlos de Almeida (Joãozinho), e a parte musical foi inspirada na obra de Beethoven, que é o compositor preferido do Papa. A 15ª estação acontecerá na missa de envio.

Vigília – 27/07
            No Campus Fidei, em Guaratiba, serão realizadas diversas apresentações musicais de cantores e bandas católicas. Serão 13 shows com cerca de 50 atrações reunidas e intercaladas com totens, que enfocarão diversos temas, como: futuro e esperança. À noite o ator Tony Ramos conduzirá as reflexões do ato artístico e o cantor Luan Santana cantará uma música religiosa. Jovens brasileiros em recuperação de dependência química participarão da apresentação da banda italiana Gen Rosso. A vigília será encerrada em um momento de oração com a Comunidade Taizé.

Missa de Envio – 28/07
            No Campus Fidei, antes da missa, o ministério Adoração e Vida e alguns padres cantores conduzirão os louvores. Está prevista a apresentação de um flash mob, com o jingle “Bem-vindo, Papa Francisco”, que terá a participação de todos os jovens presentes na celebração.

Cláudia Brito de Albuquerque e Sá