sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Mensagem para o Natal 2013

“Alegrai-vos sempre no Senhor!” (Fl 4,4)

“De tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu Seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16).

Primeiro o Pai quis nos ensinar, por meio de Seu Filho Jesus que é o “Caminho, a Verdade e a Vida”, como chegar a Ele. “Ninguém vai ao Pai senão por mim” (Jo 14,6).

Durante muitos anos a humanidade, os profetas, os santos clamaram por um Salvador. O coração humano, num consenso universal, intuía sua incapacidade de se salvar sozinho.

Nós, que temos tanta dificuldade para reconhecer nossos próprios limites, como poderíamos imaginar que Deus enviasse Seu Filho para nos resgatar pelo seu abaixamento? “Deus é maior que nosso coração” (1Jo 3,20).

Realmente, não pode haver nada mais espantoso e maravilhoso do que o próprio Pai Celeste enviar Seu Filho para nos salvar. Não enviou um anjo nem um Profeta como no Antigo Testamento para falar em Seu nome, mas o Verbo que se fez carne, que se fez um de nós.

Nós recebemos a grande oferenda divina, o Salvador Jesus, feito à nossa imagem e semelhança, sujeito às dores, à fome, ao sono, à tristeza, às injustiças, às dificuldades e até ao medo. “Em tudo semelhante a nós, exceto no pecado”. (Hb 4,15)

Após a vinda do Verbo Encarnado temos a segurança do endereço certo para a casa do Pai.

Essa dádiva atravessa o tempo e o espaço. Agora é o momento de correspondermos Àquele que vai à nossa frente.

Jesus é de toda a humanidade e de todos os tempos: “ontem, hoje e amanhã” (cf. Hb 13,8).

A encarnação é sua obra, não só na Belém histórica, mas na Belém de toda a História.

Quem tiver ouvidos de ouvir o canto dos Anjos: “Eis que vos anuncio uma grande alegria!” (Lc 2,10) saberá que agora é a vez do Pai esperar por nós!

Viver de esperança não é viver esperando
É possuir desejando!

Madre Maria Helena Cavalcanti e as Irmãs de Belém desejam a todos os seus amigos um Feliz Natal e abençoado Ano Novo