segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Criado Cardeal D. Orani Tempesta

Contagiados por uma grande alegria, milhares de pessoas participaram da celebração de criação de 19 novos cardeais, na manhã deste sábado, dia 22 de fevereiro, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Dentre os clérigos que receberam o título, e que agora tem a função de auxiliar o Santo Padre no governo da Igreja, esteve o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta. Este é o primeiro Consistório Ordinário Público do Papa Francisco para a criação de novos cardeais, que coincidiu com a Solenidade da Cátedra de São Pedro. (clique aqui e veja a celebração do Consistório)
Desde muito cedo, aproximadamente 6h (horário local), milhares de pessoas lotaram a Praça de São Pedro. Muitos fiéis, que não puderam participar presencialmente do rito, permaneceram durante toda a celebração nas dependências da praça, unidos em oração e saudando os cardeais com aplausos e vivas. Toda a cerimônia foi transmitida em telões espalhados pelo local.
Muitas autoridades civis e eclesiais, líderes religiosos de diferentes credos e representantes de comunidades participaram de todo rito de criação. Dentre elas, a presidenta Dilma Rousseff, acompanhada de alguns ministros do governo brasileiro.

Ilustre presença
Uma surpresa que muito emocionou os fiéis que participavam da celebração foi a presença do Papa Emérito Bento XVI, que há pouco mais de um ano renunciou ao seu Pontificado. Num gesto de humildade, Bento XVI tirou seu solidéu branco ao se aproximar para cumprimentar o Santo Padre Papa Francisco.

Palavras do novo Cardeal
“Louvo a Deus por esse momento”. Assim o novo Cardeal Dom Orani começou sua entrevista exclusiva os veículos de comunicação da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Seu maior desejo agora com o cardinalato é que todos “caminhem juntos na unidade”.
“A criação de novos cardeais é um acontecimento muito bonito na história da Igreja. Fico feliz em poder viver esse momento e ser chamado pelo Papa para servir nessa dimensão universal que é o Cardinalato. Peço que rezem por mim, para que eu possa bem exercer essa missão”, pontuou.
Sobre a Igreja Santa Maria Mãe da Providência, em Roma, que o Cardeal Tempesta recebeu junto com o cardinalato, o arcebispo do Rio observou que esse título é a oportunidade de lembrar “como Deus através de Maria, providencia tantas coisas em nossas vidas”.

 Motivados pela fé
“Foi uma cerimônia muito comovente, piedosa e com um significado muito grande. Quero felicitar a todos da Arquidiocese do Rio pela criação do Cardeal Tempesta. O cardinalato é um serviço muito especial, os cardeais são colaboradores do Papa e devem dar testemunho do Evangelho”, ressaltou o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e recém nomeado presidente do Sínodo sobre as Famílias (2014), Dom Raymundo Damasceno.
Um dos sacerdotes que auxiliou na organização de todos os preparativos para a semana de atividades do consistório foi o padre Francisco Reinaldo Gonçalves Oliveira, que estuda Teologia Dogmática em Roma.
Para ele, testemunhar a criação de Dom Orani como cardeal da Igreja foi uma nova motivação para o crescimento na fé.
“Foi emocionante ver o nosso arcebispo ser feito cardeal na Basílica de São Pedro, com a presença de todo colégio cardinalício junto com o Papa Francisco e com a presença do nosso Papa Emérito Bento XVI. Isso nos motiva e anima a perseverar cada vez na busca do crescimento da unidade”, disse.
O reitor do Seminário Missionário Arquidiocesano Redemptoris Mater, padre Marcos André Nascimento da Silva, destacou as palavras do Papa no Consistório: “o cardeal deve caminhar atrás de Cristo”. “Foi uma alegria muito grande poder participar desse consistório. Tenho certeza de que Deus tem levado a frente a nossa história. O cardeal deve testemunhar uma entrega total a Cristo. Sabemos que a Igreja no Rio participará de forma ainda mais plena na ajuda ao Papa”, afirmou.
No dia 6 de fevereiro, o arcebispo do Rio foi nomeado como membro do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), discatério no qual ele trabalhou em parceria durante a organização da Jornada Mundial da Juventude Rio2013.

Fonte: arqrio.org