sexta-feira, 21 de março de 2014

Papa: "Quem confia em si mesmo, e não em Deus, está fadado à infelicidade"

O homem que confia em si mesmo, nas próprias riquezas ou nas ideologias, está fadado à infelicidade, disse o Papa Francisco na manhã desta quinta-feira, 20 de março, durante a Missa na Casa Santa Marta.
Em sua homilia, o Papa comentou a primeira leitura do dia, extraída do Livro de Jeremias, que declara “bendito o homem que confia no Senhor”: “é como uma árvore plantada junto da água”, que não para de produzir frutos no ano da seca.
A nossa confiança está somente no Senhor, disse Francisco. Não precisamos de outras ideologias. Do contrário, o homem se fecha em si mesmo, “sem horizontes, sem portas abertas e sem salvação”. É o que acontece ao rico do Evangelho, que não percebeu que ao lado de sua casa havia um pobre. O pobre, sabemos que se chamava Lázaro, mas o rico “não tem nome”.
“E esta é a maldição mais forte de quem confia em si mesmo ou em suas forças, nas possibilidades dos homens e não em Deus: perder o nome. Qual seu nome? Conta número tal, no banco tal. Qual seu nome? Muitas propriedades, muitas casas... Qual seu nome? As coisas que temos, os ídolos. É amaldiçoado o homem que confia nisso”, questionou.

Confiança
O Papa também pediu que os fiéis questionassem onde está a sua confiança. No Senhor ou nos ídolos que fiz? “Ainda tenho um nome ou comecei a perder o nome e me chamo ‘Eu? Eu, mim, comigo, para mim, somente eu? Para mim, para mim… sempre aquele egoísmo: ‘Eu’. Isso não nos dá a salvação”, disse.
Todavia, observou Francisco, “no final há uma porta de esperança” para os que confiam em si mesmos e “perderam o nome”: A resposta de Deus é uma só palavra: ‘Filho!’. Se alguns de nós na vida, de tanto confiar no homem e em nós mesmos, acabamos por perder o nome, por perder esta dignidade, ainda existe a possibilidade de dizer esta palavra que é mais do que mágica, é mais forte: ‘Pai’. Ele sempre nos espera para abrir uma porta que nós não vemos, e nos dirá: ‘Filho’. Peçamos ao Senhor a graça que a todos nós dê a sabedoria de confiar somente Nele, não nas coisas, nas forças humanas, somente Nele”.

Fonte: arqrio.org