quinta-feira, 24 de abril de 2014

Preparação para a canonização dos Papas

Roma receberá milhares de peregrinos para uma semana muito especial em preparação a canonização dos dois beatos João XXIII e João Paulo II.
Dos dias 22 a 26, foram preparados "briefing" que terão como tema: a vida dos dois beatos, como por exemplo: Por que eles são santos?; a vida e o ministério petrino de João XXIII e João Paulo II; a intercessão dos dois Beatos e seus milagres; “dois Papas Santos por quem esteve perto deles”; “Os dois Papas e o Concílio Vaticano II”. Todos serão ministradas na sala de imprensa Vaticana e na sala Paulo VI.

>>> Cinema do Rio transmite canonização dos papas
Acontecerão também ao longo da semana, diversos encontros, celebrações, missas e vigílias. Entre elas uma missa dia 26 às 18h na Basílica São João de Latrão, onde João XXIII iniciou sua vida religiosa como seminarista do Pontifício Seminário Romano e onde depois foi sua catedral como Bispo de Roma.
E no mesmo dia a partir das 21h, acontecerá a Noite Branca de oração. As igrejas do centro de Roma estarão abertas onde será possível rezar e se confessar. É proposto um esquema, elaborado pelo Ofício Litúrgico do Vicariato de Roma, para a vigília com passagens bíblicas e textos extraídos das escrituras dos dois Papas que oferecem sugestões para as meditações e orações.
Para melhor participação de todos os peregrinos, as igrejas do centro de Roma, estarão organizadas por idiomas. E para acolher os peregrinos de língua portuguesa, esse momento de oração será na Igreja Santa Anastásia na Piazza di Sant’Anastasia.
E dia 27, domingo, às 10h na Praça de São Pedro, será presidida pelo Papa Francisco a Santa missa de Canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II. E logo, em seguida, às 12h a oração Regina Coeli.
Finalizando as atividades da semana e a festa das canonizações, dia 28 segunda-feira, às 10h será celebrada uma Missa de Ação de graças presidida pelo Cardeal Ângelo Comastri, Vigário do Papa Francisco, na Cidade do Vaticano.

Segue abaixo detalhes da programação desta semana em preparação à canonização de João XXIII e João Paulo II:
Coletivas:
Dia 22 às 11h30 | Sala de imprensa Vaticano Tema: Por que eles são santos? - Mons. Slavomir Oder, postulador da causa de João Paulo II e padre Giovangiuseppe Califano, postulador da causa de João XXIII
Dia 23 às 16h | Media Center (Sala Paolo VI)
Tema: a vida e o ministério petrino de João XXIII. - Mons Battista Angelo Pansa, pároco da Transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo em Roma, estudioso de João XXIII, e Guido Gusso, colaborador de João XXIII.
Dia 24, às 16h no Media Center, (Sala Paulo VI) Tema: sobre a intercessão dos dois Beatos e seus milagres. - Floribeth Mora Diaz, que recebeu o milagre pela intercessão de João Paulo II e Irmã Adele Labianca, Filha da Caridade, responsável do Hospital Umberto I em Fasano (Brindisi), onde se tratava a Irmã Caterina Capitani, curada pela intercessão de João XXIII.
Dia 25, às 11h30, na Sala de Imprensa Vaticana
Tema: Sua vida e o ministério petrino de João Paulo II - Joaquim Navarro Valls, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé durante o pontificado de João Paulo II, e Georges Weigel, biógrafo de João Paulo II.
Dia 25, ás 16h, no Media Center (Sala Paulo VI) Tema: “Dois Papas Santos por quem esteve perto deles” - Cardeal Stanisław Dziwisz, arcebispo de Cracóvia, secretário particular de João Paulo, e Cardeal Loris Capovilla, secretário particular de João XXIII (é previsto uma transmissão ao vivo de Sotto il Monte, Bergamo).
Dia 26, às 11h30, na Sala de Imprensa VaticanaTema: “Os dois Papas e o Concílio Vaticano II” - Com Marco Roncalli, sobrinho e biógrafo de João XXIII, e Stanislaw Grygiel, professor emérito de Antropologia Filosófica no Pontifício Instituto João Paulo II para os estudos sobre o matrimônio e amigo e colaborador de João Paulo II.
Celebrações
Dia 22, ás 20h30, na Basílica de São João de Latrão - Encontro para os jovens em preparação a canonização, presidida pelo Cardeal Agostino Vallini.
Dia 25, às 15h, na Capela São Tomás de Aquino, da Universidade de Tor Vergata (Via Salamanca), é previsto oencontro "Novo humanismo em João Paulo II". Seguido de uma vigília presidida pelo bispo auxiliar de Roma, Lorenzo Leuzzi.
Dia 26, às 18h, na Basílica de São João de Latrão, peregrinos de Bergamo se reunirão para uma vigília para João XXIII: basílica onde o jovem Roncalli iniciou sua vida religiosa como seminarista do Pontifício Seminário Romano e onde depois foi a sua catedral como Bispo de Roma.
A partir das 21h, acontecerá a Noite Branca de oração. As igrejas do centro de Roma estarão abertas e será possível rezar e se confessar. É proposto um esquema, elaborado pelo Ofício Litúrgico do Vicariato de Roma, para a vigília passagens bíblicas e textos extraídos das escrituras dos dois Papas que oferecem sugestões para as meditações e orações.
Dia 27, às 10h, na Praça São Pedro, Santa Missa de canonização dos Beatos João XXIII e João Paulo II. Logo em seguida, às 12h, Regina Coeli.
E no dia 28, às 10h, Missa de Ação de graças presidida pelo Cardeal Ângelo Comastri, Vigário do Papa Francisco para a Cidade do Vaticano.

Todos os horários dessa matéria são baseados no fuso horário de Roma.
Leia os comentários

Deixe seu comentário