segunda-feira, 2 de junho de 2014

O 7º Congresso e a cultura do encontro

         O 7º Congresso da Iniciação Cristã da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro aconteceu neste último sábado, dia 31 de maio, no Colégio Zaccaria, no Catete.
            A abertura do Congresso foi com a Santa Missa, presidida pelo bispo animador da Iniciação Cristã, dom Pedro Cunha Cruz, que fez a memória da festa da Visitação de Nossa Senhora, relacionando os gestos da Virgem Maria com a temática do Congresso. Uma grande graça foi termos entre nós, na celebração, uma relíquia de São João Paulo II e, mais tarde, no primeiro momento do Congresso, uma relíquia da beata Irmã Dulce dos Pobres.
            O auditório lotado reuniu catequistas de todos os segmentos e agentes da Pastoral do Batismo. O tema do Congresso foi: "Ir ao Encontro - Missão, caridade, Comunidade", associações que foram muito bem desenvolvidas na conferência do Monsenhor Joel Portella Amado, coordenador de Pastoral da Arquidiocese. Como conclusão, os presentes escreveram atitudes concretas ligadas à Iniciação Cristã que foram utilizadas para compor um belo painel, na entrada do auditório.
            Na parte da tarde aconteceram as oficinas, oportunidade em que, reunidos em grupos menores, os catequistas e agentes puderam refletir e partilhar experiências sobre questões mais específicas, como as relações entre Iniciação Cristã e família, missão, juventude, meios de comunicação social, caridade, liturgia e pastoral de conjunto. As considerações-chave de cada oficina foram apresentadas em forma de criativos "slogans". 
            Logo após este momento, foi composta um painel com o Cônego Manuel Manangão, Vigário Episcopal para a Caridade Social, expondo sobre a caridade; Celeste Alves, da Infância e Adolescência Missionária, falando sobre a missão; e Monsenhor Luiz Antônio, coordenador da Pastoral de Favelas, apresentando a importância da comunidade.
            O encerramento foi com o "Cântico de Maria" encenado, mostrando que a presença materna de Nossa Senhora está sempre ao nosso lado, impelindo-nos também a cantar os louvores ao Senhor.

            Confira os melhores momentos desse dia em nossa seção de fotos.