quarta-feira, 2 de julho de 2014

Esporte: oportunidade de fraternidade e crescimento humano

          O desporto é o tema da intenção universal de oração proposto por Francisco para o mês de julho: “Para que a prática do desporto seja sempre oportunidade de fraternidade e crescimento humano”.
            Esses mesmos votos foram formulados pelo Pontífice na mensagem para a Copa do Mundo no Brasil.
            “A minha esperança é que, além de festa do esporte, esta Copa do Mundo possa tornar-se a festa da solidariedade entre os povos. Isso supõe, porém, que as competições futebolísticas sejam consideradas por aquilo que no fundo são: um jogo e ao mesmo tempo uma ocasião de diálogo, de compreensão, de enriquecimento humano recíproco”, disse o Papa por ocasião da abertura do Mundial.
            O Pontífice usou também uma gíria brasileira para defender o espírito de equipe não só no esporte, mas entre as pessoas e culturas.
            “Não é só no futebol que ser ‘fominha’ constitui um obstáculo para o bom resultado do time; pois, quando somos ‘fominhas’ na vida, ignorando as pessoas que nos rodeiam, toda a sociedade fica prejudicada”, afirmou.
            Já a intenção pela evangelização é: “Para que o Espírito Santo sustenha o serviço dos leigos que anunciam o Evangelho nos países mais pobres.”
Fonte: www.arqrio.org