quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Encontro de Capacitação Lectionautas Brasil

            Aconteceu nos dias 05, 06 e 07 de setembro mais uma edição do Encontro de Capacitação para multiplicadores dos Lectionautas Brasil. Esta é uma iniciativa da CNBB juntamente com a SBB (Sociedade Bíblica do Brasil), SBU (Sociedades Bíblicas Unidas), CELAM (Conselho Episcopal Latino-Americano) e CEBIPAL (Centro Bíblico Pastoral para a América Latina), cujo objetivo e trazer para a realidade de nossa juventude o gosto pela Lectio Divina, como metodologia para estudo e aprofundamento da Sagrada Escritura, assim como um estreitamento de relação de amor e fé com o próprio Cristo, Palavra do Pai, através da internet, ferramenta usual para a maioria dos jovens e onde se navega no site dos Lectionautas Brasil.
            Estiveram reunidos representantes de todos os vicariatos da Arquidiocese Rio de Janeiro e também uma representação da diocese de Petrópolis. O CEFEC (Centro de Formação e Espiritualidade Cabriniano), mais conhecido como Colégio Regina Coeli, na Tijuca, foi o local escolhido para a realização do evento.
            Conduzidos pelo Pe. Décio Walker, do setor da Animação Bíblica da Pastoral na CNBB, e por Márcia Carneiro, responsável pela parte de comunicação da SBB, o grupo foi apresentado à metodologia da Lectio Divina, seu conteúdo, manuais e principalmente a prática da Leitura Orante, passo a passo, com oportunidade para correções da parte dos condutores e partilha das observações de cada grupo que se exercitou.
            Composto de momentos de oração, celebrações litúrgicas e eucarísticas, de descontração e confraternização entre os presentes, em sua maioria catequistas, o fim de semana foi de grande aproveitamento para todos. Um dos objetivos dos capacitadores era o de despertar interesse dos jovens pelo trabalho e adquirir novos membros para a multiplicação do conteúdo dado. Assim, no fim da manhã de domingo, cada vicariato presente lançou sugestões práticas de como levar à frente o projeto Lectionautas Brasil na Arquidiocese do Rio, com a adesão, já naquele momento, de representantes dispostos a manter contato com Pe. Décio e Márcia para orientações futuras.
            Contamos ainda com a presença de Ir. Lucia Imaculada e Bárbara Fonte, coordenadoras arquidiocesanas da Iniciação Cristã da Arquidiocese do Rio, além do imprescindível apoio de nosso Bispo animador, D. Pedro Cunha, que presidiu a Santa Missa no domingo, assim como muitos coordenadores vicariais, forâneos e assessores que fazem parte da equipe.
            O grupo se despediu levando no coração um grande desejo de aprender mais e muitas ideias e planos para enfrentar este novo desafio: Trabalhar na divulgação dos Lectionautas Brasil!