Retiro Arquidiocesano

Retiro Arquidiocesano

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Dom Pedro Cruz é acolhido com entusiasmo pela Diocese da Campanha

Na manhã deste sábado, 11 de julho, em que a Igreja celebra a memória de São Bento, a Diocese da Campanha, no sul do Estado de Minas Gerais, esteve em festa com a missa de posse do novo bispo coadjutor, Dom Pedro Cunha Cruz, de 51 anos.
A celebração foi realizada na Catedral de Santo Antônio, em Campanha, sob a presidência do bispo diocesano, Dom Diamantino Prata de Carvalho. Logo no início, foi lido o documento da nomeação, enviado pela Nunciatura Apostólica no Brasil. A ata de apresentação foi assinada pelos bispos presentes.
A homilia foi proferida pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, que agradeceu o ministério de Dom Pedro enquanto bispo auxiliar, pela sua unidade na partilha da responsabilidade. Disse que Dom Pedro chegava com um presente, um dom de Deus para a Diocese da Campanha, uma terra de santos, como o campanhense Padre Vitor, o bispo Dom Othon Motta e Nhá Chica, de Baependi, beatificada em 2013.
“Somos chamados a servir, unir e santificar o povo de Deus a nós confiado”, destacou Dom Pedro, muito atencioso com o clero e os fiéis, que o acolheram com entusiasmo. Conciso em suas palavras, e recordando com carinho o ministério de Dom Othon Motta, disse que veio para viver a unidade diocesana, para redescobrir a alegria de viver e anunciar o Evangelho.
Em sinal de unidade, muitos bispos marcaram presença. Entre eles, os bispos auxiliares do Rio de Janeiro, Dom Paulo Cezar Costa, Dom Roque de Souza Costa e Dom Luis Henrique da Silva Brito. Também o arcebispo de Niterói (RJ), Dom José Francisco Rezende Dias e o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Dom Walmor Oliveira de Azevedo.
Depois de 20 anos de sacerdócio, Dom Pedro foi eleito bispo auxiliar do Rio, recebendo a ordenação episcopal em 5 de fevereiro de 2011, adotando o lema “Servo de Jesus Cristo”. Como bispo coadjutor – nomeado pelo Papa Francisco no dia 20 de maio deste ano, Dom Pedro irá auxiliar o bispo titular, Dom Diamantino, e em caso de sua renúncia por limite de idade, poderá assumir a diocese.


MISSA DE APRESENTAÇÃO DE DOM PEDRO CUNHA DIOCESE DA CAMPANHA – MG – 11/07/2015
A fim de não tornar esta Missa de Apresentação em Missa de Posse, procurarei ser breve na minha fala.
Gostaria de prestar meu louvor e agradecimento a Deus, autor da vida e do meu chamado ao Episcopado; Ele mesmo, que por seu espírito, me chama ao santo serviço neste rincão sul mineiro. Agradeço a acolhida, simpática e fraterna, de Dom Diamantino Prata de Carvalho, desde que cheguei a esta querida Diocese da Campanha, marcada pela beleza da religiosidade e tradições.
Um agradecimento todo especial ao nosso querido Cardeal Dom Orani Tempesta, pai, amigo e irmão; pela sua presença e rica homilia nesta Celebração Eucarística. Estendo este agradecimento também aos caríssimos Bispos dos Regionais Leste 1 e Leste 2, às Autoridades Civis, aos nossos Padres, estreitos colaboradores e partícipes de nosso Múnus; aos Religiosos, Religiosas, Leigos e Leigas e todos os meus familiares, amigos e ex-paroquianos da Arquidiocese do Rio.
Somos sabedores de que o novo suscita muitos questionamentos e curiosidades, mas também nos enche de esperança. Como não temos a ciência infusa, surge alguma pré-compreensão acerca do novo; mas a pré-compreensão é o momento antecedente da compreensão ou conhecimento; e o conhecimento nos leva a construções e desconstruções. Assim, o tempo de um Bispo Coadjutor (o novo) é favorecido pela possibilidade de conhecer e dar-se a conhecer e, paripasso ir construindo uma unidade com todos os seguimentos de uma só família diocesana, como deve ser a imagem de uma Igreja particular.
Por fim, cabe-nos pedir a Deus, sob a intercessão de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Diocese da Campanha, a Beata Nhá-Chica e o Servo de Deus Pe. Vítor, o qual esperamos por sua beatificação ainda neste ano, que eu tenha um pastoreio bastante profícuo nesta empreiteira evangelizadora que o Senhor está me confiando e que renda muitos frutos espirituais e pastorais.

Assim seja, Amém.

Dom Pedro Cunha Cruz
Bispo Coadjutor da Campanha, MG.

Veja mais fotos da Missa de apresentação de Dom Pedro Cunha Cruz como bispo coadjutor da Diocese de Campanha (MG):

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3344/dom-pedro-cruz-e-acolhido-com-entusiasmo-pelos-campanhenses