quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Primeiras propostas são apresentadas no Sínodo sobre a Família

Cardeal Dom Odilo Scherer fala sobre os trabalhos dos Círculos Menores no Sínodo dos Bispos sobre a família

Nesta quinta-feira, 8, os trabalhos sinodais continuarão sendo feitos com as sessões dos Círculos Menores. Ao fim do dia, cada círculo apresentará propostas ao texto do instrumento de trabalho. O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, explicou em entrevista à Rádio Vaticano como acontecem as discussões em grupo:
“O clima está muito bom. Os círculos menores reúnem os participantes por afinidade de línguas. Portanto, as pessoas se encontram muito mais à vontade para falar na sua própria língua e também para poder intervir quantas vezes quiserem sobre as questões que estão sendo postas. O trabalho é levado avante com bastante método. Estamos trabalhando sobre a primeira parte do Instrumento Laboris, e esta primeira parte contempla as problemáticas da famílias. No método, seria o “ver” (do método ver, julgar e agir) os desafios da famílias para a evangelização.”
Dom Odilo ainda disse que, nesta primeira parte, o foco está nas questões que, de alguma forma, complicam a vida familiar. “O Sínodo tenta olhar a realidade da família no seu amplo espectro. Por exemplo, no nosso grupo, falava-se das várias questões que podem onerar as famílias e que devem ser encaradas com espírito novo. Por exemplo, o desafio da velhice, do fim da vida, o desafio da viuvez ou do abandono das pessoas que são deixadas sozinhas por um casamento rompido ou pela prole que não cuida. Ou, quando não tem prole, pessoas que chegam na idade avançada e estão sozinhas. Mas também o desafio das situações onde há drogados, por exemplo, ou uma pessoa com deficiência; quando há, por exemplo, situações de homossexualismo, como os pais cuidam e tratam disso, como a família encara isso. Há as situações que podem criar tensões, como os casamentos mistos e inter-religiosos, quando começa a ter tensão e briga, de um que puxa para uma religião e outro que puxa para outra. E como é que fica, no caso, a educação dos filhos no meio dessa briga que, às vezes, se estabelece entre os casais por uma questão religiosa. Então, de fato, existe um raio, um espectro muito amplo de situações desafiadores da família que devem ser encaradas de forma humana e cristã a partir daquilo que constitui o núcleo básico da família, que é o amor, a ternura e o afeto.”
Dom Odilo afirmou que, ainda nesta quinta-feira, 8, cada Círculo Menor deverá apresentar uma série de propostas e emendas ao texto do instrumento de trabalho. Essas emendas, votadas nos círculos, serão apresentadas posteriormente no grande plenário da comissão encarregada de elaborar o texto.

Fonte: http://noticias.cancaonova.com/primeiras-propostas-sao-apresentadas-no-sinodo-sobre-a-familia/