Retiro Arquidiocesano da Iniciação Cristã

Retiro Arquidiocesano da Iniciação Cristã

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

D. Orani abre Porta Santa e proclama Ano Santo da Misericórdia na Arquidiocese do Rio

O arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, abriu oficialmente neste domingo, 13 de dezembro, a primeira Porta Santa do Ano Santo da Misericórdia, na Cidade Maravilhosa. Situada no Centro – coração da cidade –, a Catedral Metropolitana de São Sebastião foi a primeira Igreja no Rio a ter suas portas abertas para o Jubileu da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco, como uma oportunidade de profunda transformação dos fiéis, em que é concedido pela Igreja o dom da Indulgência Plenária.
De acordo com a CET-Rio, 10 mil fiéis participaram da procissão que saiu da Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa em direção à Catedral, onde o cardeal celebrou missa após a abertura da Porta Santa e a proclamação do Ano Santo da Misericórdia.
“Hoje é um dia muito especial, pois junto com todas as catedrais do mundo inteiro nós abrimos o Jubileu da Misericórdia, onde somos convidados pelo Papa Francisco a celebrarmos essa misericórdia, ou seja, acolher o amor de Deus em nossa vida que nos ama com amor eterno e infinito, que nos perdoa... E assim a Igreja também é chamada a ser uma presença de amor e de perdão na sociedade. Um ano todo para que nós façamos esta experiência através das peregrinações, das confissões, da oração... Um ano para buscarmos o Senhor e encontrar em Cristo a vida e, consequentemente, anunciar para esse mundo que o mundo tem jeito, que é possível se amar e se perdoar em nossa sociedade”, afirmou Dom Orani.  


As demais cerimônias para a abertura das Portas Santas na Arquidiocese do Rio ocorreram no Santuário do Cristo Redentor, no Corcovado, às 12h, com Dom Antonio Augusto Dias Duarte; no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Penha, às 16h, com Dom Roque Costa Souza; no Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt, em Vargem Pequena, às 16h, com Dom Karl Josef Romer; na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz, às 18h, também com Dom Orani; na Igreja Coração Eucarístico, em Santíssimo, às 18h, com Luís Henrique da Silva Brito; e no Santuário da Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, às 19h30, com Dom Paulo Cezar Costa.
O Jubileu da Misericórdia começou, oficialmente, no dia 8 de dezembro, na Solenidade da Imaculada Conceição, com a abertura da Porta Santa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Também nessa data se comemora o 50º aniversário da conclusão do Concílio Vaticano II. Em razão de sua solicitude pastoral, o Santo Padre abriu a Porta Santa na Catedral de Bangui, na República Centro Africana, no dia 29 de novembro, quando em visita ao país. O encerramento do Ano Santo será no dia 20 de novembro de 2016.

Colaboração: Paulo Vítor Ubaldino, Luis Pedro Rodrigues e Nathalia Cardoso
Fotos: Carlos Moioli, Seminarista Fábio Luiz e Paulo Vítor Ubaldino

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3912/cardeal-tempesta-abre-porta-santa-e-proclama-ano-santo-da-misericordia-na-arqrio