Retiro Arquidiocesano da Iniciação Cristã

Retiro Arquidiocesano da Iniciação Cristã

segunda-feira, 7 de março de 2016

Catedral de São Sebastião promove momento de oração pelas mulheres

Nesta terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, haverá peregrinação das mulheres à Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio, com passagem pela Porta Santa e bênção especial para todas as mulheres.
Será um momento de breve oração, no horário de almoço, de modo a não alterar a rotina muitas vezes corrida das mulheres trabalhadoras.
A partir das 11h, haverá concentração na Praça do Papa, próximo à imagem de São João Paulo II, em frente à Catedral de São Sebastião. Às 11h45min, haverá pequena caminhada pela rampa  da Catedral até a Porta Santa, onde será feita oração diante da Porta e entrada das mulheres na Catedral para bênção.
Para melhor acolher as mulheres, haverá também, atendimento jurídico, de saúde e tratamento estético. Grupos de mulheres que atuam com economia solidária farão exposição de artesanato e, para os que desejarem, será servido um saboroso almoço na cantina da Catedral.
Participe desse grande momento de fé e devoção, e convide outras mulheres para experimentarem, neste Ano Jubilar Extraordinário, a ternura do amor e a misericórdia de Deus.

Saiba mais sobre o 'Dia Internacional da Mulher'
No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Somente em 1910, durante uma conferência em Copenhagen, Dinamarca, o dia 8 de março foi escolhido como o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que haviam morrido na fábrica, em 1857. Apenas anos mais tarde, em 1975, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Não se pretendia que a celebração da data fosse apenas um evento a se comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/4142/catedral-de-sao-sebastiao-promove-momento-de-oracao-pelas-mulheres