quarta-feira, 5 de julho de 2017

Petrópolis sedia Encontro de Catequistas do Regional Leste 1

Aconteceu entre os dias 30 de junho e 2 de julho, a 25ª Assembleia da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 1, que corresponde às 10 dioceses do Estado do Rio de Janeiro.
O evento, sediado no Convento Madre Regina em Petrópolis, reuniu as comissões diocesanas de Iniciação à Vida Cristã e contou com as presenças do bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e referencial da dimensão Bíblico-Catequética para o Leste 1, Dom Roque Costa Souza, e do Padre Antônio Marcos Depizzoli, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética da CNBB.
Na primeira noite da Assembleia cada comissão diocesana teve a oportunidade de apresentar um breve e criativo relato dos progressos realizados e desafios enfrentados no desenvolvimento da Iniciação à Vida Cristã.
O sábado foi marcado pela apresentação do recém-lançado documento 107 da CNBB - Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários – aprovado pela 55ª Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida, entre abril e maio deste ano.
Padre Antônio Marcos falou das etapas de desenvolvimento do documento, das contribuições trazidas por bispos e catequistas de todo Brasil, e destacou, dentre outros pontos, a reflexão bíblica sobre o diálogo entre Jesus e a samaritana (Jo 4,1-26.39-42), na introdução do mesmo.
O último dia da Assembleia, iniciado com missa solene em honra aos Apóstolos São Pedro e São Paulo, foi dedicado à elaboração de metas pastorais para cada diocese e apresentação de propostas de ação para o Regional Leste 1.
Ao final, todos os 40 participantes retornaram às suas dioceses, animados pela rica experiência de partilha e unidade e motivados a construir pontes para o anúncio da Boa Nova.

(Wallace Farias – coordenador arquidiocesano de Jovens e Adultos)

25ª Assembleia do Leste 1
Clique na seta ao lado para passar as fotos