terça-feira, 21 de novembro de 2017

33ª Assembleia Arquidiocesana da Iniciação Cristã

            Na manhã do último sábado, a alegria simplesmente tomou conta da Paróquia de Nossa Senhora de Loreto, no bairro da Freguesia. Cerca de 1.100 catequistas dos oito vicariatos da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro chegaram e lotaram o Loretão, na 33ª Assembleia Arquidiocesana da Iniciação Cristã. O tema proposto – “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade. Sal da Terra e Luz do mundo (Mt 5,13-14)”, título do documento nº 105 da CNBB – foi desenvolvido com muita criatividade e serviu como preparação para o ano do laicato, proposto pelo 12º Plano Pastoral, que terá início no domingo de Cristo Rei.

        Após a calorosa acolhida, todos os catequistas participaram da missa presidida pelo Cônego Robert Chrzaszcz, vigário episcopal do Vicariato Jacarepaguá, e concelebrada pelo Padre Eufrázio Morais, assessor eclesiástico da Iniciação Cristã.



Após a missa, a turma recarregou as baterias no lanche comunitário, oportunidade também de rever amigos e irmãos de caminhada, e de conferir as novidades trazidas pelas editoras católicas Paulus, Paulinas e Vozes, que prestigiaram o evento. Merece destaque também a acolhida e suporte dos catequistas da Paróquia de Nossa Senhora de Loreto, e a animação das Irmãs da Congregação de Nossa Senhora de Belém.





            Um dos pontos altos da Assembleia foi a apresentação do documento nº 105, lançado pela CNBB na 54ª Assembleia Geral, em abril de 2016. Como destacou o palestrante, Padre Cristiano Holtz, vigário paroquial da Catedral de São Sebastião, “a vocação dos leigos nasce no Batismo”. O documento, estruturado segundo o método ver-julgar-agir, elenca os progressos e desafios da atuação dos leigos, traz diversas propostas e chama a atenção para o perfil mariano que deve inspirar a ação pastoral: “A dimensão mariana da Igreja precede a dimensão petrina ainda que lhe seja intimamente unida e complementar (doc. 105, nº 114)”. 


            Após a palestra, os catequistas se reuniram em grupos para estudar alguns pontos do documento e elaborar propostas para a vivência do ano do laicato na Iniciação Cristã. 








                  Na conclusão dos trabalhos, os representantes de cada grupo vestiram coletes com letras que formaram a frase “Cristãos leigos: sal da terra e luz do mundo”, uma surpresa que foi registrada por muitos e logo ganhou as redes sociais em diferentes ângulos.


            Para reforçar na mente e no coração dos catequistas o caráter batismal da vocação leiga, a Assembleia foi concluída com uma paraliturgia, presidida pelo Padre Eufrázio, e que contou com a participação dos agentes da Pastoral do Batismo, que aspergiram todos os participantes com água benta. Além da água, outros elementos ligados ao sacramento, como a vela, a profissão de fé e o óleo, foram recordados e serviram de estímulo para a caminhada pastoral da Iniciação à Vida Cristã em 2018.







Wallace Farias – Coordenador Arquidiocesano da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos