quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Carta do Papa à Arquidiocese do Rio pelo Ano Vocacional em 2019

Queridos irmãos cariocas!

Ao inaugurar-se o Ano vocacional da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, no dia 1º de dezembro, quero me unir ao clamor de cada um de vocês ao senhor da Messe para que envie sempre mais operários para a missão nessa terra abençoada pelo Cristo Redentor.
Aliás, a sua estátua no alto do corcovado, com seus abraços abertos como que num grande abraço acolhedor, nos lembra que já a nossa vida é fruto de uma chamada de Deus: nos chamou à vida porque nos ama e tudo predispôs§ para que cada um de nós fosse único. Ele é Deus conosco, acompanha-nos ao longo das estradas por vezes poeirentas da nossa vida e, sabendo da nossa pungente nostalgia de amor e felicidade, chama-nos à alegria, que se encontra somente no dom de nós mesmos aos outros (cf. Mensagem para o 55º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, 22/IV/2018).
Por isso, quero repetir as palavras que dirigi aos jovens durante a minha inesquecível visita à cidade Maravilhosa em 2013: «Deus chama para escolhas definitivas, Ele tem um projeto para cada um: descobri-lo, responder à própria vocação é caminhar para a realização feliz de si mesmo (...). Alguns são chamados a se santificar constituindo uma família através do sacramento do Matrimônio. (...) o senhor chama alguns ao sacerdócio, a se doar a Ele de modo mais total, para amar a todos com o coração do Bom
Pastor. A outros, chama para servir os demais na vida religiosa: nos mosteiros, dedicando-se à oração pelo bem do mundo, nos vários setores do apostolado, gastando-se por todos, especialmente os mais necessitados. (...) Queridos jovens, talvez algum de vocês ainda não veja claramente o que fazer da sua vida. Peça isso ao Senhor; Ele lhe fará entender o caminho (...): Senhor, o que quereis que eu faça, que caminho devo seguir?» (Discurso aos Voluntários da JMJ, 28/VII/2013).
Por isso, ao depositar aos pés de Nossa Senhora Aparecida os votos de que esse Ano Vocacional seja muito fecundo envio à toda a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro a minha Bênção Apostólica, pedindo que, por favor, não deixem de rezar por mim.

Vaticano,23 de novembro de 2018.


Papa Francisco