sexta-feira, 23 de novembro de 2018

“Nós ouvimos e sabemos que Ele é o Salvador do mundo”

O lema acima, extraído do Evangelho segundo João (Jo 4,42) iluminou as reflexões e trabalhos desenvolvidos durante a 4ª Semana Brasileira de Catequese – a serviço da Iniciação à Vida Cristã – sediada no mosteiro de Itaici, entre os dias 14 e 18 de novembro. O evento contou com mais de 430 participantes - clérigos, religiosos e leigos - dedicados à catequese, vindos de todos os cantos do país e do Paraguai, para partilhar suas experiências, aprofundar questões fundamentais e refletir sobre os desafios enfrentados por esse fundamental aspecto da ação evangelizadora da Igreja, que é a Iniciação à Vida Cristã de estilo catecumenal.
O evento, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, e apoiado pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, ofereceu diversas conferências dedicadas às seguintes temáticas: “O anúncio de Jesus Cristo em um mundo plural”, “O seguimento de Jesus e o sentido da vida”, “O Querigma e a transmissão da fé no contexto atual”, “Celebrar e iniciar ao mistério: a liturgia”, “Do encontro com Jesus ao encontro com o irmão: viver em comunidade” e “A catequese na cultura digital: novas linguagens e novo processos de comunicação”. Além das conferências, os participantes tiveram também a oportunidade de participar de oficinas no turno da tarde, que ajudaram a aprofundar temas ligados ao processo catecumenal e serviram também para apresentar novos recursos para a ação evangelizadora, que permitem trabalhar de forma criativa e cativante aspectos da vivência cristã – leitura orante da Palavra, Liturgia, bibliodrama, dentre outros.
Outros momentos de destaque na 4ª SBC foram a homenagem ao Padre Zezinho no final do primeiro dia, por seu trabalho de evangelização e catequese, sobretudo, através da música. Uma retrospectiva afetiva de sua trajetória foi apresentada por seu colega de Congregação, Padre Joãozinho, que também interpretou algumas canções compostas pelo homenageado. A segunda noite do evento foi dedicada ao lançamento de livros dedicados à diversos aspectos da Iniciação à Vida Cristã. Além dos autógrafos e fotos, os autores também tiveram a oportunidade de apresentar as obras e de expor suas trajetórias intelectuais e pastorais. A terceira e última noite foi dedicada a homenagens: cinco importantes nomes da catequese no Brasil tiveram suas trajetórias relembradas e trouxeram inspiração para todos os presentes. Os homenageados foram o Irmão Israel José Nery, Therezinha Motta Lima da Cruz, Marlene Maria Silva, Dom Francisco Javier e o Padre Luiz Alves de Lima.
Pela primeira na história das Semanas Brasileiras de Catequese, o evento contou com a presença de um representante da Santa Sé: o monsenhor Dom Octavio Arenas, secretário do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, que teve a oportunidade de acompanhar todas as atividades e de conviver com os participantes. Além disso, apresentou no 3º dia uma conferência sobre as relações entre Iniciação à Vida Cristã e Nova Evangelização, traçando uma síntese do contexto brasileiro e latino-americano, com seus progressos e desafios pastorais.
Além de todas as atividades previstas, temos também alguns momentos não previstos mas muito ricos, que nascem justamente da interação entre os catequistas de diferentes regiões do país, que se encontram nas refeições e nos intervalos de descanso, e aproveitam para trocar ideias, sugestões, falar de suas experiências, desafios e esperanças. E, apesar da diversidade de temas, podemos destacar um tema em comum que apareceu em todas as conferências e nos momentos litúrgicos: a importância fundamental do encontro entre a pessoa do catequista e a pessoa de Jesus Cristo. É Ele que renova todas as coisas, e é n´Ele que mergulhamos nossos cântaros ao longo desses dias para tê-los plenos de uma viva esperança.
4ª SBC

Texto: Wallace Farias