quarta-feira, 28 de agosto de 2019

1º dia do tríduo da Peregrinação à Aparecida

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Deus, salvação e consolação nossa, esteja convosco.
Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.

Peregrinar: Caríssimos irmãos, no dia 31, nossa Arquidiocese viverá mais uma bela experiência que se tornou tradicional no último sábado de agosto: ela se coloca no coração da Mãe, padroeira e Rainha do Brasil, em nossa romaria arquidiocesana. A primeira romaria para o Santuário Nacional aconteceu em 1902, motivada pelo Cardeal Arcoverde, em preparação ao Jubileu de Ouro da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição, que aconteceria dois anos depois. Mas foi a partir de 1931 que a peregrinação ganhou maior impulso, após a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro, quando foi proclamada padroeira do Brasil, no dia 31 de maio desse ano.

Todos: “As peregrinações evocam nossa caminhada pela terra em direção ao céu. São tradicionalmente tempos fortes de renovação da oração. Os santuários são para os peregrinos, em busca de suas fontes vivas, lugares excepcionais para viver ‘como Igreja’ as formas da oração cristã” (Catecismo da Igreja Católica, nº 2.691).

Maria e as Vocações: Iremos de maneira especial, agradecer e pedir pelas vocações sacerdotais presentes, atuantes e santas para a Igreja formadas em nossa Arquidiocese. Sendo Maria a primeira vocacionada do Pai, que ela continue a preparar os corações de tantos cristãos para responder assim com ela o “faça-se”. Sendo os sacerdotes os filhos prediletos de Maria, peçamos, em especial, que ela continue guardando esses seus filhos.

Rezemos: Ó Virgem Santíssima, vós que o Cristo crucificado entregou por Mãe ao apóstolo João, e foste presença viva na primeira comunidade, na oração fervorosa à espera do Divino Espírito Santo, junto ao Cenáculo de Jerusalém; intercedei pelas necessidades da Arquidiocese, protegei nossos Bispos e todo Clero. Olhai com carinho pelos Seminários da Arquidiocese que lhe são consagrados, e fazei que floresçam em torno dos altares de nossas paróquias muitas e santas vocações. Interceda para que apareçam Jovens dispostos a servir o Reino de Deus, a exemplo de Vosso Filho Jesus Cristo por meio da entrega de suas vidas em favor do povo por Ele conquistado; e assim a Igreja possa sustentar os fracos, consolar os aflitos e converter os pecadores por meio da pregação do Evangelho, que a todos liberta e traz vida em plenitude.
Amém!