segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

 


CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2022


Objetivo Geral:

Promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário.

Objetivos Específicos: 

1. Analisar o contexto da educação na cultura atual, e seus desafios potencializados pela pandemia. 

2. Verificar o impacto das políticas públicas na educação. 

3. Identificar valores e referências da Palavra de Deus e da Tradição cristã em vista de uma educação humanizadora na perspectiva do Reino de Deus. 

4. Pensar o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração dos educadores e das instituições de ensino. 

5. Incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a casa comum. 

6. Estimular a organização do serviço pastoral junto a escolas, universidades, centros comunitários e outros espaços educativos, em especial das instituições católicas de ensino. 

7. Promover uma educação comprometida com novas formas de economia, de política e de progresso verdadeiramente a serviço da vida humana, em especial, dos mais pobres.

Educar na fé = Catequese

Uma experiência tão  antiga como a Igreja (CT 10) = ato de natureza eclesial

Uma fase da evangelização (CT 18) = tornar o Reino de Deus presente no mundo (EG, 1)

Um tempo do processo catecumenal, precedido pelo tempo da evangelização (primeiro anúncio) e que conduz ao mistério de Cristo = catequese querigmática + catequese mistagógicaA Iniciação à Vida Cristã é aquele processo pelo qual a pessoa é introduzida no mistério de Jesus Cristo e na vivência eclesial por  meio de mediações sacramentais e não sacramentais, que vão acompanhando as mudanças de suas atitudes  fundamentais, de seu ser e existir com os demais e com mundo, de sua nova identidade como pessoa cristã  que testemunha o Evangelho de Jesus Cristo”

 (CF 2022 Texto Base 196)