terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Ano do Discipulado para a Arquidiocese do Rio





O dia 20 de janeiro – no qual a Igreja celebra a memória de São Sebastião — marcará o início do Ano do Discipulado na Arquidiocese do Rio de Janeiro, que tem o Jovem Mártir por Padroeiro. A definição surgiu durante o desenvolvimento do 11º Plano de Pastoral de Conjunto (PPC) como um modo concreto de a Igreja local viver a nova evangelização.


— O Ano do Discipulado tem o objetivo de responder ao convite da Igreja para se pensar a respeito da fé. A proposta consiste em viver tudo o que se está fazendo, só que sob o enfoque específico do discipulado. Em outras palavras, cada tema, cada reunião, cada leitura da Palavra de Deus, tudo enfim, sempre respondendo à pergunta central: “o que significa ser discípulo(a) de Jesus Cristo?” , esclareceu o coordenador arquidiocesano de pastoral, Monsenhor Joel Portela.

Cada ano do período do 11º PPC, que compreende 2012-2016, terá um tema específico a ser trabalhado. O deste ano é Jesus Cristo, sua pessoa e mensagem, de forma a refletir sobre a relação pessoal que se tem com o Senhor, sobre a fé e o discipulado. Em 2013, a reflexão será sobre a missão. Cada um destes anos vai sempre começar na festa de São Sebastião e terminar na festa de Cristo Rei.

De acordo com Monsenhor Joel, embora não haja atividades específicas preparadas para o período, mas sim um espírito com o qual vai se viver o conjunto do que já é feito, haverá uma prioridade pastoral.

— Haverá uma prioridade pastoral, que é a Iniciação Cristã. Cuidaremos com mais afinco da Animação Bíblica de toda a Pastoral, afirmou.

São Sebastião apresentará o Ano do Discipulado

O Rio de Janeiro sempre amou e celebrou seu padroeiro, São Sebastião. Nos últimos anos, estas celebrações tomaram um caráter nitidamente missionário. E, nesta trezena em honra ao Santo, esse “Jovem Discípulo de Jesus Cristo”introduzirá a Arquidiocese na reflexão sobre o discipulado.


— Ao contemplar São Sebastião descobrimos o que significa ser discípulo de Jesus Cristo. Descobrindo-nos como discípulos, nos percebemos também como missionários, vivendo intensamente a Caravana de São Sebastião, não apenas nos dias que antecedem a grande festa. Apaixonados por Jesus Cristo, viveremos em espírito de caravana, em espírito de missão o ano inteiro, motivou Monsenhor Joel.

Ele também acredita que 2012 é para a cidade e a Arquidiocese do Rio de Janeiro um ano muito especial para contar com a oração do Santo:

— Já que terá início o 11º PPC e vai haver a aceleração dos trabalhos em preparação à Jornada Mundial da Juventude, como não começar tudo isso tendo São Sebastião como padroeiro, intercessor, amigo, modelo e irmão em toda a caminhada?, questionou.


Para ele, durante a trezena, “além do povo ir a Jesus Cristo, através de São Sebastião, Jesus Cristo, através de São Sebastião, vai a todas as pessoas”.

Nice Affonso
Portal da Arquidiocese