Retiro Arquidiocesano

Retiro Arquidiocesano

terça-feira, 15 de abril de 2014

Carta dos Bispos do Regional Leste 1


“Justiça e paz se abraçarão” (SL 85,11).
Prezados irmãos em Cristo, Paz e Bem! O aumento assustador de diferentes expressões de violência, especialmente de homicídios, nos municípios das nossas arquidioceses e dioceses não pode passar despercebido por nossas Igrejas. Essa situação pede nosso grito profético a favor da vida, frequentemente tão banalizada e duramente atacada, e contra toda forma de violência que atinge nosso povo.
Reconhecemos os investimentos em políticas públicas e sociais que o Governo vem realizando, especialmente no setor da segurança pública, mas consideramos que ainda falta avançar mais em políticas que enfrentem os problemas nas suas raízes, para que nossa população alcance uma vida com dignidade e cidadania plena, especialmente aqueles que moram nas áreas periféricas de nossas cidades.
A Igreja no Brasil tem contribuído para a afirmação de uma cultura de paz, seja pela realização de três Campanhas da Fraternidade sobre a violência, seja em outros esforços na defesa e promoção da vida e dos direitos humanos. Fiel à sua missão evangelizadora, ela continua ajudando na busca de soluções que estanquem a violência, assegurem a paz e estabeleçam a justiça em todos os âmbitos da sociedade.
Diante desta violência que não conhece limites, e atentos ao clamor da população em seus anseios de paz, convidamos todos os membros da Igreja presente no Regional Leste I (Estado do Rio de Janeiro) a que, durante a Semana Santa, quando faremos memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor, a refletirmos, rezarmos e realizarmos ações locais, inclusive com gestos de penitência e jejum, em busca de mais respeito e paz.
Que a Paixão de Cristo nos anime a não nos curvamos diante de toda forma de violência e, juntos, levantarmos o facho de luz da Ressurreição, esperança de um mundo novo, mais justo e fraterno.
Que Deus nos ilumine e nos dê sabedoria para juntos trilharmos os caminhos da justiça e da paz! Que Nossa Senhora das Dores e da Ressurreição interceda pelo nosso Estado.

Neste sentido desejamos a todos uma Páscoa Santa, animada pelas palavras e exemplos de Jesus: “Coragem, eu venci o mundo!”
Abraço fraterno da parte dos vossos irmãos Arcebispos e Bispos do Regional Leste 1.
Orani João Cardeal Tempesta
Presidente do Regional Leste 1 da CNBB

Dom Luciano Bergamin
Vice-presidente

Dom José Francisco Rezende Dias
Secretário