quarta-feira, 2 de abril de 2014

José de Anchieta inspira a evangelização das novas gerações

A ser canonizado por meio de decreto pelo Papa Francisco no próximo dia 2 de abril, o jesuíta José de Anchieta marca a história do Brasil e a evangelização da juventude. Para celebrar, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidirá missa em ação de graças na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no mesmo dia da canonização, às 18h. O Papa Francisco celebrará missa em ação de graças no dia 24 de abril na igreja romana dos jesuítas, Chiesa Del Gesù.
            “Vamos pedir a Deus para que esse grande homem, esse jovem que veio para o Brasil, que deu sua vida aqui, nos inspire para que possamos viver a nossa vida de fé, falar de Jesus Cristo a essas novas gerações”, ressaltou Dom Orani. O cardeal relembrou a alcunha do novo santo de “apóstolo do Brasil”. Em 1553, com 19 anos, foi convidado a vir para o Brasil como missionário, quando era noviço da Companhia de Jesus.
            O arcebispo disse ainda que vivemos uma “mudança de época e de valores que são muito sérias”. A canonização de Anchieta mostra que a Igreja “reconhece pela sua vida, pelo trabalho que fez, pela sua pregação um grande evento que deve ser difundido pelo mundo afora”..
            Além de ser emblemático para a história do Brasil, José de Anchieta também é uma “figura universal”, de acordo com o antigo reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutor em Direito Canônico, padre Jesus Hortal Sánchez, SJ.
            A canonização era aguardada por fiéis de todo o país dada a popularidade do jovem, que soube unir povos e culturas. “Representa esse ideal da unidade em torno da mesma fé e da mesma cultura que se acaba formando pela fusão do português e do indígena. Creio que realmente é uma alegria muito grande e especialmente para nós jesuítas, porque Anchieta foi jesuíta e provincial. Foi uma pessoa importante dentro da nossa Ordem”, explicou o sacerdote.

Processo de Canonização
            A causa de Anchieta foi iniciada na Capitania da Bahia ainda em 1617, mas não foi dado seguimento ao processo. Em 1970, a campanha foi retomada e foi formada uma associação para a beatificação. Ele foi beatificado pelo então Papa beato João Paulo II, em 22 dejunho de 1980.
            A canonização pelo Papa Francisco veio também como uma resposta a já reconhecida vida de santidade de José de Anchieta. Um dos intercessores da Jornada Mundial da Juventude, Anchieta foi citado pelo Santo Padre em sua homilia na missa de envio no Rio de Janeiro. “Um grande apóstolo do Brasil, o bem-aventurado José de Anchieta, partiu em missão quando tinha apenas 19 anos! Sabem qual é o melhor instrumento para evangelizar os jovens? Outro jovem! Este é o caminho a ser percorrido!”, disse o Santo Papa.
            Apesar de extraordinária, a canonização por decreto é bem aplicada ao caso de Anchieta, de acordo com Dom Roberto Lopes, vigário episcopal para a Vida Consagrada e delegado para a Causa dos Santos. “Para o Brasil, já é muito tranqüilo desde a sua morte a questão do seu estado de santidade. Então, num processo tão longo, o mais simples é fazer um decreto que tem a mesma validade”.
            A criatividade na evangelização é uma grande característica do novo santo, segundo Dom Roberto. Ele lembrou que Anchieta trabalhou com educação, arte, música e dramaturgia. Ele chegou a ter escritos em quatro línguas: latim, espanhol, português e tupi guarani. “Ele é um grande ícone para a juventude. Teve coragem de deixar sua pátria e veio ao Brasil por uma necessidade que havia, e veio para evangelizar. Um grande evangelizador, educador e catequista”, ressaltou.
Vida e História
            Nascido em 1534 em Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha, foi um religioso fortemente ligado à evangelização no Brasil. Aos 14 anos, foi estudar em Coimbra, em Portugal, e descobriu sua vocação. Em 1551, ingressou na Companhia de Jesus, chegando ao Brasil em 1553.
            Foi ordenado sacerdote em 1556, e ocupou o cargo de superior de comunidade e provincial de toda a missão no Brasil. Faleceu no ano de 1597, aos 63 anos, na aldeia jesuítica de Iriritiba, atual cidade Anchieta. Foi sepultado em Vitória (ES).
            O jesuíta atuou nos estados da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, Teve uma grande importância na articulação da fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, conforme expressou o postulador da causa de Anchieta, padre Cesar Augusto dos Santos, SJ, em artigo publicado no jornal “Testemunho de Fé”.
            “José de Anchieta teve papel importantíssimo na motivação para que os índios de São Vicente e de Piratininga ‘embarcassem’ na missão de Estácio”, disse padre César sobre o episódio da retomada da Guanabara pelos portugueses comandados pelo capitão-mor Estácio de Sá e a “fundação” da cidade.
            A cidade foi erigida no dia 1º de março de 1565 por Estácio de Sá, com a presença de aliados, especialmente José de Anchieta e alguns indígenas. O local hoje é conhecido como Urca. “O missionário, durante três meses adversos – janeiro, fevereiro e março de 1565 – manteve o espírito combativo dos indígenas, imprescindível para a fundação do Rio”, destacou padre César. Em 20 de janeiro de 1567, Dia de São Sebastião, padroeiro da recém-fundada cidade, os portuguese conseguiram vencer os últimos redutos de resistência dos franceses.

Fonte: Testemunho de fé / Teresa Fernandes