terça-feira, 29 de julho de 2014

"Alimente a Esperança - Ajude o Haiti"

No último sábado, dia 26 de julho, junto com a grande festa de celebração do primeiro aniversário da Jornada Mundial da Juventude Rio2013, foi lançada a Campanha “Alimente a esperança – Ajude o Haiti”. “Como gesto concreto do primeiro aniversário da Jornada, peço a solidariedade e a partilha de todos para com os nossos irmãos do Haiti”, incentivou o arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.
            O evento, que teve nício às 13h, na Catedral de São Sebastião, no Centro, contou com a participação de diversos artistas católicos. O arcebispo presidiu a Santa Missa. 
Campanha “Alimente a esperança – Ajude o Haiti”
            Todos os recursos financeiros e as doações em gêneros alimentícios não perecíveis (preferencialmente leite em pó, feijão, arroz, e fubá) serão enviados para o povo do Haiti através da manutenção da Missão da Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. No Rio de Janeiro, a instituição dirige o Hospital São Francisco, na Tijuca, e outras 60 obras em todo o Brasil.
            Para Frei Francisco Belotti, administrador da Associação, essa campanha fortalecerá o trabalho realizado no Haiti. “O país é o mais pobre das Américas. Todos os serviços de saúde e educação são pagos; resta à população carente o apoio prestado por entidades religiosas ou não governamentais. Nossa missão é cuidar de cada irmão haitiano”, declara.
            O trabalho da Associação Lar São Francisco no Haiti começou em 2011, após o terremoto que aconteceu no país. “A miséria lá está em uma escala muito acima do que vivenciamos e conhecemos aqui no Brasil. Ajudar alimenta a nossa alma, nos engrandece por dentro, e isso é muito bom. O mais gratificante é saber que podemos cooperar com pessoas que estão totalmente desassistidas”, disse Fabiano Castro Matos, funcionário da associação, que já trabalhou na unidade de assistência social do Haiti.

“Do barro ao pão”
            “O Projeto “Alimente a esperança – Ajude o Haiti” nasceu primeiramente do compromisso nosso de ser cristão, de ajudar as pessoas que mais necessitam. Existem no Haiti diversas ações da Igreja do Brasil nas mais diversas formas. Nós trabalhamos numa área bem miserável no Haiti, em Porto Príncipe. Lá nós alimentando as pessoas, damos educação e, principalmente, promovemos serviços de saúde para eles”, disse o diretor geral do Hospital São Francisco, frei Paulo Batista.
            Ele destacou que a campanha termina justamente no dia da Exaltação da Santa Cruz. “A cruz está muito presente no sofrimento do povo haitiano. Por meio desses alimentos, nós queremos aliviar um pouco o peso da cruz desses nossos irmãos, que buscam matar a fome fazendo uma bolacha de barro”, contou.
            Frei Paulo explicou que os haitianos pegam o barro mais profundo e o transformam em uma espécie de biscoito.
            “Algumas vezes, eles colocam uma manteiga, mas a verdade é que eles comem terra. Nós queremos não permitir mais que eles comam barro, mas oferecer pão. Então, a expressão ‘do barro ao pão’ significa ‘da miséria ao alimento’. Já temos uma padaria funcionando lá. Todo o equipamento foi doado pelos redentoristas, do Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Hoje, ela produz aproximadamente dois mil pães por dia”, afirmou.
             O coordenador da Comissão Missionária Diocesana (Comidi), padre Ludendorff Cohen Couto (Licinho), que também faz parte da equipe que organiza a campanha, fez um apelo para que todos sejam motivados a ajudar de alguma forma.
            “Essa ação humanitária é fundamental para socorrer aqueles que não têm o essencial para viver. Eu estive no Haiti durante dez dias e presenciei cenas chocantes. Esse projeto veio como uma resposta a essa grande necessidade”, motivou.
Doações
            As doações de alimentos poderão ser entregues em todas as igrejas da cidade e na recepção do próprio Hospital São Francisco, na Rua Conde de Bonfim, 1033, Tijuca. Os recursos financeiros podem ser depositados na conta da Caritas da Arquidiocese do Rio - Banco Bradesco, Agência 0814, Conta corrente 48.500-4.
            Informações: (21) 2571-4500 / 97366-2522 (com Jaqueline),  de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo email: alimentaesperanca@alsf.org.br

Fonte: www.arqrio.org / Cláudia Brito de Albuquerque e Sá