Assembleias Vicariais

Assembleias Vicariais

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Juventude em Festa na Catedral

Uma grande festa tomou conta da Catedral de São Sebastião na tarde do último sábado, 26 de julho, como parte das comemorações do aniversário de um ano da Jornada Mundial da Juventude Rio2013. O evento atraiu pessoas de todas as partes do Rio de Janeiro, com o intuito de relembrar os marcantes momentos vividos durante a semana de encontro da juventude de todo o mundo com o Papa Francisco, no ano passado.
            Diversas atrações musicais estiveram presentes para animar o público. Adultos, jovens e crianças puderam cantar novamente em coro a canção da JMJ e inclusive relembrar a coreografia do flashmob organizado nas areias de Copacabana em 2013. “Tive a impressão de ter realmente voltado a Jornada hoje, estou adorando!” disse Elisangela Souza, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Campinho.
            Durante o evento, diversas vezes vídeos da Jornada foram exibidos nos telões, como forma de fazer memória aos dias da vinda do Papa ao Rio. Foi possível comemorar também com momentos solenes, como a adoração ao Santíssimo, conduzida pelos padres Leandro Lenin e Ramon Nascimento, e a celebração da missa, presidida pelo arcebispo do Rio, Cardeal Orani João Tempesta.
            Ainda na festa, foi lançada oficialmente a campanha “Alimente a esperança – Ajude o Haiti”, organizada pela Arquidiocese do Rio com o intuito de arrecadar 10 toneladas de alimentos para serem doadas ao povo haitiano. Voluntários jovens depositaram suas doações aos pés da réplica da Cruz Peregrina presente no local, como forma de incentivar que todos ali presentes fizessem o mesmo gesto de caridade.
            Oferecer saúde e cidadania foi também o objetivo da equipe do “Ação de Amor do Cristo Redentor” que atendeu ao público com serviços de imunização, testagem de glicemia distribuição de kits para higiene bucal, prática de atividade física, entre outros. A Secretaria de Saúde e a Secretaria de Ciência e Tecnologia foram parceiros da iniciativa.
            As celebrações dentro do projeto Memória e Missão da Arquidiocese do Rio de Janeiro terminaram neste domingo, dia 27, com o lançamento do livro oficial da JMJ, no auditório do 2º andar do Ed. João Paulo II, às 17h30.

Fonte: www.arqrio.org / Gisele Barros