terça-feira, 22 de julho de 2014

Um Ótimo Encontro

Aconteceu neste final de semana o 22º Encontro Anual da Comissão para Animação Bíblico-Catequética do Regional Leste 1, que reuniu representantes dos segmentos da Iniciação Cristã das dez dioceses do Estado do Rio de Janeiro.
O encontro se baseou em três temáticas principais:
            -  A importância da evangelização e melhor forma de inclusão dos portadores de necessidades especiais; 
            - Os pontos em destaque na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, acerca de uma catequese querigmática e mistagógica;
            - Discípulos missionários a partir do Evangelho de Mateus, com reflexões sobre o subsídio elaborado pela CNBB para o mês da Bíblia.
            Após uma justíssima homenagem a Dom Elias, que incansavelmente sempre acompanhou e se fez presente nos encontros do Regional, Rosali, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, entusiasmou a todos, abrindo os trabalhos com uma bela explanação sobre a necessidade da catequese diferenciada.
            Padre Décio Walker, Assessor da Comissão Nacional de Animação Bíblico-Catequética, apresentou os demais temas de forma muito interativa, cativando a atenção do grupo com sua disponibilidade e total atenção a todos. Destacou ser indispensável a reflexão bíblica nos encontros catequéticos, uma vez que “a Bíblia é a alma de toda pastoral”.
            Vera Lucy, coordenadora do Regional, leu a mensagem enviada por Dom Roque Souza, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e novo referencial da dimensão bíblico-catequética do regional Leste 1, e repassou  informações sobre a elaboração e futuro lançamento do Manual para as Escolas Catequéticas Paroquiais.
            Na programação, momentos de palestra foram alternados com trabalhos em grupos, favorecendo a maior participação de todos. Diferentes dioceses prepararam proveitosos momentos de oração e ainda houve oportunidade para que cada Diocese ou Arquidiocese apresentasse o andamento das propostas assumidas no encontro anterior.
            Ao final, em clima de muita amizade, todos saíram com a certeza de que é preciso ir ao encontro do outro, conservando e multiplicando a alegria de anunciar o Evangelho. 

Confira os melhores momentos do Encontro em nossa seção de fotos, no final da página.