sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Evangelii Gaudium para todos

Leigos, membros das novas comunidades, agentes de pastoral, vida consagrada estão convidados para três manhãs de contato com a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium” do Papa Francisco. O curso é oferecido pela Arquidiocese do Rio é gratuito e acontecerá nos dias 6, 13 e 20 de setembro, das 9h às 13h, no auditório do 2º andar do Edifício João Paulo II, na Rua Benjamin Constant, 23, na Glória. Informações: 2292-3132 – ramal 511.
A formação será baseada no livro “Evangelii Gaudium em questão”, publicado pelas Paulinas em parceria com a Editora PUC-Rio. Organizado pelo coordenador de pastoral da Arquidiocese, monsenhor Joel Portella, e pelo diretor do Departamento de Teologia da PUC, padre Leonardo Agostini. O livro foi escrito a partir de reflexões feitas por professores de teologia da PUC sobre a exortação apostólica.
“Um dos presentes que o Papa Francisco nos tem dado é a exortação apostólica “Evangelii Gaudium”. Desde que ela foi apresentada a todos nós tem se tornado uma referência para ação evangelizadora de toda Igreja. A Arquidiocese do Rio já realizou uma série de atividades, começando com o clero nos vicariatos, em torno dessa exortação apostólica”, disse monsenhor Joel.
O coordenador de pastoral explicou que o livro surgiu por ocasião da abertura do ano acadêmico da PUC, quando o departamento de Teologia realizou uma sessão solene presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, arcebispo do Rio. Os professores comentaram sobre as consequências e as aplicações da “Evangelii Gaudium” na vida da Igreja no Rio de Janeiro.

“O livro é dividido em três aspectos: bíblico, teológico e pastoral. Na primeira parte, são oferecidas cinco reflexões que contemplam diferentes aspectos bíblicos. Na segunda, são oferecidas sete reflexões que abordam temas teológicos, destacados para mostrar que a teologia presente no “Evangelii Gaudium” é exercício de vida, comunhão com Deus, com o próximo e com a criação. Na terceira, são apresentadas seis reflexões em que o Papa recorda que a Igreja, por meio das suas ações missionárias e catequéticas, vai ao encontro do ser humano em suas necessidades concretas”, apontou monsenhor Joel.
“O Papa nos ensina a verdade sobre muitos aspectos ligados à vivência concreta e cotidiana da evangelização. Podemos sentir no estilo do texto o sabor da comunicação amorosa que ele nos dedica, com a alegria e zelo paterno. Somos, assim, convidados a nos entreter num diálogo de mútua e amorosa doação”, explicou o Cardeal Tempesta, autor do prefácio da obra com o padre Josafá Siqueira, reitor da PUC-Rio.
Fonte: Jornal Testemunho de Fé