sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Cardeal fala sobre último dia do Sínodo

Mensagem do Cardeal Orani João Tempesta, enviada do Vaticano, que está participando da Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos.

Nesta sexta feira tivemos a 9ª Congregação Geral do Sínodo dos Bispos.   Escutamos representantes das famílias do mundo inteiro. Foram entorno de 15 depoimentos de casais e um sacerdote. Eles trabalham nos continentes dando seu testemunho de vida.
Houve uma sessão dos grupos de reflexão e foram nomeamos o moderador do grupo e o relator para registrar nossa vivência em Roma, no Sínodo dos Bispos.
À tarde, ocorreu a 10ª Congregação Geral presidida pelo Papa Francisco. Tivemos reflexões dos delegados fraternos e representantes de diversas Igrejas no mundo. Ouvimos o testemunho da Igreja Ortodoxia Patriarcada Ecumênico, a Sírio Ortodoxia Antioquena, a Copta Ortodoxia, a Comunhão Anglicana, a Federação Luterana Mundial, a Comunhão Mundial das Igrejas Reformadas e a Aliança Mundial Batista.
É um passo importante para os grupos de estudos dos bispos, padres, leigos, casais e viúvas poderem partilhar suas experiências, angústias, preocupações e vivências no Sínodo.
Depois das partilhas e trocas de experiências das Igrejas voltamos pra partilha dos grupos de ciclos menores. Desta forma encerramos o Sínodo e damos abertura para os grupos de ciclos menores na segunda feira. Esse final de semana é reservado para o relatório do Sínodo, que será apresentado na próxima semana.
É um evento de grande importância histórica e de liberdade de expressão, no qual a Igreja quer resolver e encontrar caminhos para o matrimônio nas famílias de hoje.  Nós esperamos e contamos com vocês e um grande abraço para os nossos amigos irmãos.