terça-feira, 26 de maio de 2015

Crisma na Catedral 2015

A Iniciação Cristã de Jovens e Adultos viveu um domingo muito especial, o domingo de Pentecostes, celebrado na Catedral Metropolitana de São Sebastião e marcado pela alegria da presença do Espírito no sorriso e no olhar dos 105 jovens e adultos que receberam na ocasião o sacramento da Confirmação. Antes das oito da manhã começaram a chegar os primeiros crismandos, acompanhados por seus familiares, padrinhos e catequistas. Aos poucos a nave da catedral foi tomada pelo colorido das camisas brancas e vermelhas, estampadas com referências ao Espírito Santo, neste dia solene.

A celebração teve início às dez horas da manhã. Presidida pelo Cardeal Arcebispo D. Orani, e tendo como concelebrantes os bispos auxiliares D. Antônio Augusto e D. Pedro Cunha, a quem coube realizar a chamada e apresentação dos crismandos vindos dos diversos vicariatos da Arquidiocese, que foi concluída com a resposta forte e significativa dos crismandos: “Eis-me Aqui!”, demonstrando a disposição em assumir o compromisso com a fé cristã.

Na homilia Dom Orani destacou a importância do Espírito Santo na vida da Igreja e, particularmente, na ação missionária, que deve ser desenvolvida pelos jovens crismados e revestidos da coragem dada pelo Espírito Santo. O Cardeal destacou também a vivência do ano da Esperança na Arquidiocese e mencionou a necessidade desta virtude em face aos últimos e tristes episódios ocorridos na cidade. Os jovens crismandos foram exortados a viverem o Evangelho como discípulos missionários em uma Igreja em saída, recordando as palavras do Papa Francisco, e a transformar a sociedade pelo amor.

Ao final da celebração, D. Pedro, que foi transferido para a Diocese da Campanha, região sul de Minas Gerais aproveitou para dirigir algumas palavras à assembleia, entre elas de agradecimento a toda nossa arquidiocese e as equipes com as quais trabalhou.

A coordenadora arquidiocesana da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos, Jandira Ferreira, agradeceu também a presença de Dom Orani, dos bispos auxiliares e a hospitalidade do pároco da catedral, Monsenhor Joel Amado, e dirigiu uma mensagem especial a Dom Pedro, agradecendo pelo tempo dedicado à Iniciação Cristã enquanto esteve como nosso bispo animador.

Foram destacadas a sua dinâmica atuação junto à Iniciação Cristã, participando ativamente das celebrações e dos momentos de formação dos catequistas e agentes pastorais em seus diferentes segmentos.

Após a bênção final, a alegria foi a marca de todos os presentes nesta celebração tão bonita.