segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Arquidiocese do Rio celebra Cristo Rei na Festa da Unidade

Reunindo clero, religiosos, seminaristas, agentes de  pastorais, comunidades e movimentos de todas as paróquias da cidade, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro realizou dois grandes eventos neste sábado, 21 de novembro, na Catedral Metropolitana, no Centro: a terceira edição da “Festa da Unidade” e o segundo “Rio em Comunhão”.
Com momentos de oração, testemunhos, pregações, adoração e missa, a celebração arquidiocesana marcou o encerramento do Ano da Esperança e também proporcionou aos fiéis uma série de shows com mais de 20 grandes vozes e artistas católicos.
Festejada por toda a Igreja no Rio de Janeiro, na véspera da Solenidade de Cristo Rei, a celebração da unidade foi aberta oficialmente pelo arcebispo, Cardeal Orani João Tempesta, que conduziu a acolhida, inaugurou a exposição de presépios, recebeu a imagem de Nossa Senhora da Esperança e presidiu a Santa Missa, concelebrada pelos bispos auxiliares e sacerdotes da arquidiocese. Em sua homilia, Dom Orani destacou dois aspectos importantes da vida pastoral no Rio: a experiência vivenciada no Ano da Esperança e a importância da missão permanente na cidade.  
“Como é bom estarmos juntos nesta Festa da Unidade... Hoje somos convidados a olhar o Ano da Esperança vendo alguns aspectos da nossa missão, que produz muitos testemunhos. O Reino de Deus vai acontecendo quando a justiça e a vida também acontecem, e agradeço a Deus por toda a caminhada da Arquidiocese do Rio neste ano... Quanta vida e vitalidade de fé que existe nessa nossa grande cidade! (...) A beleza dos frutos que se vê na vida das pessoas é concreta e muito maior que qualquer problema que venha acontecer. Nós, muitas vezes, estamos cansados de ver notícias ruins, mas é necessário enxergar pelos olhos da fé as belezas que vão acontecendo. Hoje é o dia de olhar para o outro, para o irmão, e poder enxergar o Reino acontecendo nas nossas comunidades, pois o Reino de Deus vai acontecendo nas pequenas coisas de cada dia... Jesus é o reino de justiça e de paz, de dar a vida”, afirmou Cardeal Tempesta.

Destacando o tema do encontro – “A esperança não decepciona” (Rm 5,5) –, o arcebispo também reforçou a necessidade dos fiéis não perderem a fé e a esperança que vem e está em Deus.
“Não é novidade as violências que existem em nosso mundo, mas o importante é sabermos que nós temos uma esperança que não decepciona. Somos enviados para uma missão permanente, pois quem experimenta a esperança, anuncia esta mesma esperança que é Jesus Cristo. Nós anunciamos a misericórdia e a vida, levando a pessoa ao amor de Deus e, consequentemente, a amar o outro. (...) Como é bom termos tanta gente em nossa arquidiocese que abraçou a fé e recebe de novo essa missão de levar esperança para esse nosso mundo. Nós somos a Igreja Católica nesta cidade e que este belo momento da Festa de Cristo Rei marque a nossa vida”, concluiu Dom Orani.
Antes do término da Celebração Eucarística Cardeal Tempesta consagrou a cidade do Rio de Janeiro a Cristo Rei e, juntamente com todos os presentes, realizou o Compromisso Arquidiocesano da Unidade. A animação do evento ficou por conta dos cantores católicos - cada um representando o seu vicariato: Erika Galhardi, Jadir, Jorge Felipe, Karen Keldani, Aline Venturi, Eric Guimarães, Simone Xavier e Cley Souza.
Logo após, teve início os shows do “Rio em Comunhão”.

Origem
A celebração surgiu a partir do lema do Cardeal Orani, “Que Todos Sejam Um”. O arcebispo, percebendo a extensa e diversificada geografia da cidade preocupou-se em construir a unidade a partir de um momento celebrativo. Como ocorre a cada ano, o evento é realizado na Solenidade de Cristo Rei, que encerra o ano litúrgico.

Foto: Gustavo de Oliveira 

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3841/arquidiocese-do-rio-celebra-cristo-rei-na-festa-da-unidade