Retiro Arquidiocesano da Iniciação Cristã

Retiro Arquidiocesano da Iniciação Cristã

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Iniciação Cristã e o cuidado com a casa comum

Aconteceu no dia 14 de novembro, na Paróquia Nossa Senhora de Loreto, Vicariato Jacarepaguá, a 32ª Assembleia Arquidiocesana da Iniciação Cristã.
Este evento começou com a Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Arcebispo D. Orani Tempesta, que dirigiu palavras de orientação e incentivo aos cerca de 1000 catequistas, agentes da pastoral do Batismo e consagrados representantes das paróquias de todos os vicariatos.

O objetivo da Assembleia foi refletir e apresentar propostas de ação a partir da Encíclica Laudato Sí do Papa Francisco, tendo como lema: A iniciação Cristã e o cuidado com a casa comum.  Um acidente com o transformador de energia, fez com que o restante da programação acontecesse, sob forte calor, mas que não impediu a animação de todos os participantes. Por tudo isso, laudato sí, mi Signore.

Laudato sí, mi Signore também pela palestra proferida por D. Roque Souza, bispo animador da Iniciação Cristã, pela presença dos vários sacerdotes, em especial, Pe. Eufrázio Moraes da Silva, assistente eclesiástico, que conduziu bela Adoração Eucarística. Bem como a presença da Banda Adoremus, da Paróquia Nossa Senhora do Amparo e Santa Maria Goretti, que animou e se integrou nas apresentações dos segmentos da Iniciação Cristã.


Laudato sí, mi Signore pela acolhida fraterna do Pe. Sebastião, pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Loreto e por tantos grupos: coral, catequistas, pastorais e ministérios que se desdobraram nas várias equipes de trabalho, a fim de que a Assembleia transcorresse tranquilamente.

Laudato sí, mi Signore pelos segmentos da iniciação cristã: Pastoral do Batismo, Catequese Especial, iniciação cristã de crianças, adolescentes, jovens e adultos, além do grupo dos Lectionautas. Todos estes grupos souberam traduzir através da linguagem catequética com profundidade, criatividade e muita alegria, mensagens importantes da Encíclica do Papa Francisco.

Pastoral do Batismo

Catequese Especial

Pré-Catecumenato

Crianças e Adolescentes

Perseverança

Perseverança

Jovens e Adultos


Lectionautas

Laudato sí, mi Signore pelos participantes da Assembleia que representaram suas paróquias e puderam ajudar a definir propostas de ações para o ano de 2016, em relação ao cuidado com a casa comum. Por tudo isso, Laudato Sí, mi Signore!