quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A Igreja brilha com a luz de Cristo, diz Papa na festa da Epifania

Na festa da Epifania, Papa celebrou a Santa Missa dando destaque para a luz de Cristo que ilumina a humanidade

O Papa Francisco celebrou, nesta quarta-feira, 6, a Santa Missa na Solenidade da Epifania do Senhor. Na homilia, o destaque foi para a luz de Cristo, que ilumina toda a humanidade e a Igreja em sua missão na evangelização dos povos.
Da liturgia do dia, Francisco mencionou as palavras do profeta Isaías, que convidam os fiéis a sair de si mesmos para reconhecer a luz de Cristo que ilumina a existência humana. Francisco explicou que a Igreja não brilha com luz própria, mas sim com aquela de Jesus, a Luz verdadeira, e assim é capaz de iluminar a vida das pessoas.
Segundo o Papa, essa luz é necessária para que cada um possa corresponder corretamente à vocação que recebeu. Anunciar o Evangelho, enfatizou, não é uma opção nem uma profissão; a Igreja missionária é aquela que exprime sua própria natureza: ser iluminada por Deus e refletir a sua luz.
Do Evangelho, Francisco destacou o testemunho dos Magos de que as sementes da verdade estão presentes em todos os lugares; eles representam as pessoas, dos quatro cantos da terra, que são acolhidas na casa de Deus.
“Na presença de Jesus, já não há qualquer divisão de raça, língua e cultura: naquele Menino, toda a humanidade encontra a sua unidade. E a Igreja tem o dever de reconhecer e fazer surgir, de forma cada vez mais clara, o desejo de Deus que cada um traz dentro de si”.
Entre as milhares de estrelas do céu, os Magos seguiram uma diferente, explicou o Papa, uma estrela que brilhava mais que as outras. E essa estrela mudou a vida deles e lhes mostrou o caminho a seguir. Segundo Francisco, essa é uma grande lição também para os dias de hoje.
“Somos chamados, sobretudo num tempo como o nosso, a procurar os sinais que Deus nos oferece, cientes de que requer o nosso esforço para os decifrar e, assim, compreender a vontade divina. Somos desafiados a ir a Belém encontrar o Menino e Sua Mãe. Sigamos a luz que Deus nos oferece!”.

Fonte: http://papa.cancaonova.com/a-igreja-brilha-com-a-luz-de-cristo-diz-papa-na-festa-da-epifania/