terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Trezena de São Sebastião: “A presença do amor misericordioso de Cristo torna nossa vida diferente”

Cada vez mais, a Festa de São Sebastião ultrapassa as comemorações do dia 20 de janeiro, dia do santo padroeiro da Arquidiocese e da cidade do Rio de Janeiro. A imagem missionária de São Sebastião percorreu toda a cidade e, por 13 dias, momentos de fé, devoção e unidade marcaram os corações dos fiéis. A celebração também prepara os católicos da Arquidiocese indicando a motivação pastoral que seguirão no ano que se inicia. Com o tema “São Sebastião, anunciador da misericórdia de Deus”, a trezena de 2016 trouxe reflexões e atividades do Ano Santo da Misericórdia.
"São 13 dias de preparação para a festa de São Sebastião. Visitamos igrejas e capelas dedicadas ao santo, alguns hospitais, asilos para idosos e presídios, vamos à lugares do poder púbico e também culturais e turísticos. Enfim, convidamos todos para olharmos o exemplo de santidade de São Sebastião, de tal maneira que crie em nossa cidade um clima de paz e solidariedade", explicou Dom Orani.
 “A presença do amor misericordioso de Cristo torna nossa vida diferente, ainda que se passe pela doença, pelo sofrimento, pela cruz e dificuldade, com Jesus ela tem outro significado, outro olhar. Nenhum de nós estará livre dos sofrimentos, mais cedo ou mais tarde passamos por alguma dificuldade. Mas a Palavra nos revela que existe um Deus próximo a nós para nos levar de volta ao Seu caminho. É Jesus, o Verbo eterno que se fez carne, o caminho de volta ao Pai. Ele mesmo disse: ‘Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados’, não só pela doença, mas muitos estão cansados dos problemas da vida, sobrecarregados da luta para melhorar esse mundo, outros lutam para tirar os filhos das drogas ou por um emprego. O Ano da Misericórdia supõe que experimentemos o amor de Cristo de forma que não desanimemos diante das dificuldades. O mundo aprendeu a ficar longe de Cristo, esqueceu-se de Jesus e tenta-se, cada vez mais, separar o povo do Senhor”, ressaltou o cardeal durante a celebração da Palavra no Hospital Mário Kroeff, na Penha.

Fontes: http://arqrio.org/noticias/detalhes/3954/trezena-2016-sao-sebastiao-anunciador-da-misericordia-de-deus
http://arqrio.org/noticias/detalhes/4007/trezena-de-sao-sebastiao-a-presenca-do-amor-misericordioso-de-cristo-torna-nossa-vida-diferente