terça-feira, 7 de junho de 2016

Vicariato Norte acolhe 10º Seminário Arquidiocesano da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos

Aconteceu no último sábado, dia 4 de junho, o 10º Seminário Arquidiocesano da Iniciação Cristã de Jovens e Adultos, na Basílica de Santa Terezinha, na Tijuca. O evento reuniu cerca de 120 catequistas dos diversos vicariatos da arquidiocese para uma manhã de oração, troca de experiências e formação para aqueles que se dedicam a evangelização e catequese dos jovens e adultos nas comunidades paroquiais.
O evento teve início sob a proteção do Imaculado Coração de Nossa Senhora e contou com a animação da Comunidade Servos da Divina Misericórdia. Logo após a oração inicial os participantes ouviram as palavras de incentivo dos Padres Cláudio dos Santos, vigário episcopal do Vicariato Norte, e Eufrázio Luiz, assessor eclesiástico da Iniciação Cristã. Em seguida, todos participaram da palestra sobre o Ministério da Catequese, proferida pelo Padre Humberto Robson de Carvalho, do clero da Arquidiocese de São Paulo e autor de livros na área de Catequese e Liturgia. Com simplicidade e alegria, o Padre Humberto cativou a todos e, em diversos momentos, exortou: “Que sejamos sempre mistagogos!”
De olho nos desafios diários da ação pastoral, na segunda etapa do Seminário foram oferecidas seis oficinas – Lectionautas, Escola Catequética Paroquial, Projeto Alpha, Teologia do Corpo, Ideologia de Gênero e Catequese&Liturgia (esta última conduzida pelo Padre Humberto), onde os participantes puderam travar contato com novas dinâmicas e novas propostas de ação, além de aprofundar seus conhecimentos em temas atuais e polêmicos.
Não podemos deixar de destacar a acolhida generosa do frei Francisco Souza, pároco da Basílica de Santa Terezinha, e de toda a sua equipe paroquial; agradecemos também pelo apoio de Susana Zanella e da equipe da Editora Paulus, que possibilitaram a vinda do Padre Humberto Robson ao Rio de Janeiro.

Wallace Farias e Jandira Ferreira – coordenadores arquidiocesanos de Jovens e Adultos