sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Missão das Irmãs de Belém no Vale do Jequitinhonha

A Congregação de Nossa Senhora de Belém, no Rio de Janeiro, realizou, nos meses de julho e agosto de 2016, a oitava edição da “Missão de Belém” na Diocese de Araçuaí, situada no Vale do Jequitinhonha, nas cidades de Chapada do Norte, Itinga, Berilo e Pedra Azul. No grupo de 21 missionários, com leigos das arquidioceses do Rio de Janeiro e de Niterói, havia a presença das irmãs Maria da Salette, Patrícia Violeta e Rosa Maria.
“Fomos levar Jesus ao povo, porém, acabamos encontrando-o em tantos corações acolhedores”, contou a irmã Rosa Maria, participando de sua terceira missão.
A diocese mineira de Araçuaí conta atualmente com 33 sacerdotes, 26 paróquias e 950 comunidades eclesiais, em um território de 23.526 km². Devido a sua grande extensão e situação econômica, a diocese enfrenta várias dificuldades: áreas de pobreza extrema, um grande número de comunidades rurais e comunidades quilombolas, analfabetismo, dificuldade de acesso e isolamento causado pelo grande número de estradas de terra. E principalmente a falta de formação doutrinária devida à carência de agentes capacitados.
“A região é muito carente, mas de um povo rico em fé e lutador, que não desanima diante das dificuldades”, disse o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Pedra Azul, padre Luciano Ramalho.
Visando fortalecer a formação do povo, a missão teve como objetivo formar agentes para atuar nas pastorais de catequese, liturgia, batismo e familiar. Também foram realizados encontros de formação com crianças e jovens, e visitas a famílias, doentes e idosos. Foi distribuído material de evangelização doado às comunidades.
“A fundadora da nossa congregação, madre Maria Helena Cavalcanti, nos ensina que ‘a semente da fé não exige menos cultivo do que as outras sementes’. Por isso, o objetivo da missão das Irmãs de Belém é fazer Jesus mais conhecido e mais amado em tantos corações”, destacou irmã Maria da Salette.


Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/5059/missao-das-irmas-de-belem-no-vale-do-jequitinhonha