segunda-feira, 28 de maio de 2018

92ª Semana Eucarística: Cardeal Tempesta preside Missa ‘O Rio Celebra’ na Igreja de Sant’Ana

Na manhã deste sábado, 26 de maio, terceiro dia da 92ª Semana Eucarística, o arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu a Missa ‘O Rio Celebra’ – transmitida ao vivo pela Rede Vida de Televisão, WebTV Redentor e Rádio Catedral FM 106,7 –, no Santuário Nacional de Adoração Perpétua, na Igreja de Sant’Ana. A Celebração Eucarística reuniu crianças da Iniciação Cristã, Infância Missionária (IAM), coroinhas e cerimoniários, seminaristas, Pastoral Vocacional, OVS e clubes vocacionais.
O bispo auxiliar da Arquidiocese Dom Paulo Celso Dias do Nascimento, vigários episcopais e demais sacerdotes concelebraram a Eucaristia, que contou também com os serviços dos diáconos da Igreja no Rio. Durante a celebração, Dom Orani destacou a importância de todos os fiéis participarem da Semana Eucarística com o objetivo de se prepararem para a grande festa de Corpus Christi, que neste ano será celebrada na próxima quinta-feira, dia 31 de maio.
“A celebração desta Missa é uma ocasião onde todos nós nos preparamos para a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. Dia em que podemos manifestar o nosso amor pela Eucaristia, caminhando com Jesus Sacramentado pelas ruas dessa grande cidade e levando a sua mensagem a todos os nossos irmãos. Corpus Christi deve ser o momento da grande unidade arquidiocesana em torno do sacramento da unidade que é a Eucaristia. Enquanto cristãos católicos devemos anunciá-lo como Aquele que verdadeiramente nos dá a vida e como o único que pode solucionar todos os problemas desse nosso mundo, pois só assim, estaremos compreendo o verdadeiro significado do tema escolhido para esta edição da Semana Eucarística: “Com a força deste Alimento, caminhemos” (1Rs 19,8)”, disse Dom Orani.  
Movido pelo Evangelho (Mc 10,13-16), o arcebispo do Rio exortou os fiéis recordando que, assim como Jesus, a Igreja também acolhe as crianças e os adolescentes para que eles iniciem a fé, façam essa experiência com o Cristo ressuscitado e, como consequência desse encontro, tornem-se pessoas mais fraternas, construindo uma sociedade e um mundo melhor.
“A Palavra de Deus ressalta a importância de transmitirmos a nossa fé para às crianças, jovens e adolescentes. Sabemos que, hoje em dia, através das ideologias, legislações, decretos e decisões tomadas, produzidas e difundidas por grupos e pelos poderes constituídos encontramos dificuldades de se passar a fé para as crianças e adolescentes como se os pais não fossem responsáveis por essa missão, tendo em vista, que muitas vezes, o Estado tenta substituir os pais na educação e orientação de seus filhos. Esse conhecimento de Cristo trará para a sociedade valores de fraternidade e paz, tão importantes no mundo de hoje e, por isso, os cristãos católicos devem sempre ter esse direito de transmitir a fé, reconhecendo e entendendo a grande responsabilidade que cada um tem para que as crianças e adolescentes cresçam em graça e sabedoria, sempre mais fraternos”, afirmou.
O cardeal também falou sobre a importância da vida de oração e ressaltou o papel dos seminaristas, seus formadores e reitores, e todos os que trabalham e atuam em prol das vocações, nessa missão catequética e evangelizadora.   
“Como nos recorda São Tiago na Primeira Leitura de hoje (Tg 5,13-20): devemos recorrer à oração em todos os momentos de nossa vida. E os seminaristas e seus formadores devem não só animar, mas também dar assistência a todas as pessoas e levarem cada uma delas a rezarem em qualquer tempo, diante de toda e qualquer situação. Rezar em todos os momentos, ter uma vida de oração, não significa alienação. Vivemos e convivemos com muitos problemas sociais e situações de violência, e contra isso, somos servos, realizamos muitas atividades para transformar essa realidade, e a oração faz toda a diferença. Colocamos tudo em oração. Apresentamos em oração a nossa vida na alegria, na tristeza, na saúde, na doença... Nos colocamos como pessoas orantes, cremos no Senhor, e pedimos para que não nos falte essa vida de oração, com o propósito de continuamente ensinarmos também o nosso povo a rezar. Que com esta Semana Eucarística, que traz como tema “Com a força deste Alimento, caminhemos”, possamos com o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, cada vez mais, continuar nossa missão catequética e evangelizadora diante de nossa cidade que passa por muitas dificuldades”, concluiu Dom Orani.

Hora Santa 2018

Fonte: http://arqrio.org/noticias/detalhes/6706/92a-semana-eucaristica-cardeal-tempesta-preside-missa-o-rio-celebra-na-igreja-de-sant-ana