quinta-feira, 28 de março de 2019

‘24 Horas para o Senhor’ - Programação 2019

Atendendo ao pedido do Papa Francisco, a Arquidiocese do Rio de Janeiro realizará, nos dias 29 e 30 de março, mais uma edição do evento “24 Horas para o Senhor”. Nos vicariatos, paróquias e capelas o clero arquidiocesano começa a se organizar e a animar os fiéis a mostrarem o rosto da Igreja em saída, pelas ruas da cidade. Serão 24 horas de igrejas abertas, missões de evangelização e momentos de oração e reflexão quaresmal em comunidade.
Promovida pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, a iniciativa “24 Horas para o Senhor” é uma jornada apostólica, em unidade com o Santo Padre. Nesta sexta edição, o tema é do Evangelho de São João, “Nem eu te condeno (Jo 8,11)”, e esta passagem se propõe contemplar a imagem de Jesus que, ao contrário da multidão reunida para julgar e condenar, oferece sua infinita misericórdia, como uma oportunidade para acolher a graça e uma nova vida. A ação acontecerá durante o Tempo da Quaresma, exatamente para reinflamar os corações dos batizados, oferecendo-lhes a ocasião de se reaproximarem de Deus e, por meio do Sacramento da Reconciliação, retomarem sua caminhada de fé, restaurando a comunhão com a Igreja, em preparação para a Páscoa. Já as missões de evangelização, durante essas 24 horas, têm por objetivo mostrar o rosto do Pai das Misericórdias aos que ainda não O conhecem ou resistem ao Seu amor, manifesto em Seu Filho Jesus Cristo - crucificado, morto e ressuscitado, pela salvação de todos.
Nos vicariatos da arquidiocese, as paróquias prepararam uma programação bastante diversificada. Confira e participe:

Vicariato de Jacarepaguá:
“Na sexta-feira, dia 29, o encontro será na Praça do Anil, em Jacarepaguá, com adoração ao Santíssimo Sacramento e confissões, a partir das 18h, com momento mariano; a Renovação Carismática Católica promoverá a animação, e a Comunidade Shalom apresentará o espetáculo “O Canto das Írias”. Logo após, haverá Santa Missa, presidida por Dom Orani. No dia seguinte, dia 30, sábado, mudaremos de local, vamos para mais próximo à praia, na Paróquia Nossa Senhora da Vitória, no Alfa Barra. Lá, faremos um minirretiro de preparação para os missionários, a partir das 8h. E, logo após o almoço, eles sairão em missão pela praia e nos hospitais, acompanhados pelos padres, que atenderão às confissões. No Posto 8, haverá missa, às 17h, presidida pelo bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza, e lual, a partir das 19h”, informou o vigário episcopal do Vicariato Jacarepaguá, cônego Robert Chrzaszcz.


Vicariato Leopoldina:
“Os fiéis do nosso vicariato deverão se encontrar nas seguintes paróquias: a primeira forania se reunirá na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Ilha do Governador, no Moneró, das 22h do dia 29 às 17h  do dia 30; a segunda e a sétima foranias se reunirão na capela do Hospital Geral de Bonsucesso, no dia 30, das 8h às 14h, onde haverá palestras sobre vocação sacerdotal, vocação à santidade e conversão; a quinta e a sexta foranias estarão se encontrando no Shopping Via Brasil, onde estarão acontecendo momentos muito oportunos de intensa vida espiritual e pastoral. Cada comunidade paroquial é chamada a comparecer e a participar, na sua forania, para os momentos de adoração eucarística, confissões e a celebração da Eucaristia, nessas 24 Horas para o Senhor, em que estaremos louvando e agradecendo a Deus, e oferecendo preces nas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco, pelo nosso clero, especialmente, neste Ano Vocacional Sacerdotal, e por nossa cidade”, disse padre Alberto Gonzaga, vigário episcopal do Vicariato Leopoldina.

Vicariato Norte:
“Com muita alegria vamos realizar o ‘24 Horas para o Senhor’, em nosso vicariato, com o envolvimento de todas as paróquias, que já se preparam com uma programação própria e que inclui vias-sacras, na sexta-feira, dia 29, com os diversos movimentos, pastorais e serviços, pelas ruas e praças dos nossos bairros, onde estão localizadas as paróquias. No dia 30, teremos o Terço da Divina Misericórdia, transmitido pela Rádio Catedral, na Paróquia Santo Afonso, na Tijuca, com adoração eucarística e celebrações diversas, com a participação de todas as paróquias do vicariato, e encerrando com a bênção do Santíssimo Sacramento. Acreditamos que serão momentos fortes de vivência da fé, sobretudo através do Sacramento da Reconciliação, pelo atendimento às confissões. Será um momento em que todas as paróquias farão a experiência de estarem 24 horas na presença do Senhor, através da Eucaristia, e de irem ao encontro dos irmãos e irmãs, como Igreja missionária, viva, efetivamente em ação”, explicou o vigário episcopal do Vicariato Norte, padre Aldo de Souto Santos.

Vicariato Sul:
“Em nosso vicariato, serão cinco paróquias congregando os fiéis para vivenciarem as “24 horas para o Senhor”. Em cada forania, uma paróquia assumiu e está responsável por realizar, das 18h do dia 29 até as 18h do dia 30, os momentos próprios de adoração, confissões e a celebração da Eucaristia. Na primeira forania será na Paróquia Nossa Senhora da Glória, no Largo do Machado; na segunda forania, os momentos acontecerão na Paróquia São João Batista da Lagoa, em Botafogo; na terceira forania, os fiéis se encontrarão na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana e Santa Rosa de Lima, em Copacabana; a quarta forania se reunirá na Paróquia Nossa Senhora da Paz, em Ipanema; e a quinta forania, estará reunida na Paróquia Santa Mônica, no Leblon. Pretendemos fazer desse um momento de profunda comunhão com nosso Papa e trazer, pela oração, a paz e a vitória sobre todo mal”, finalizou o vigário episcopal do Vicariato Sul, padre Geovane Ferreira da Silva.

Vicariato Santa Cruz:
Os encontros terão início às 19h30, no dia 29, com a Via-Sacra, seguida de missa na Paróquia Bom Jesus, em Mangaratiba. No dia 30, haverá missa, às 8h, e, após, adoração até 19h. Durante todo esse período, os fiéis serão atendidos em confissão; e pastorais e movimentos estarão realizando missão porta a porta. Na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Campo Grande, às 18h30, haverá missa de encerramento com a benção do Santíssimo, presidida pelo bispo auxiliar Dom Paulo Celso Dias do Nascimento.

Vicariato Urbano:
Os fiéis celebrarão o “24 Horas para o Senhor” apenas no dia 29, sexta-feira. Às 8h, o Cardeal Orani Tempesta presidirá missa na Capela Nossa Senhora Aparecida, em frente à estação de trem Central do Brasil. Haverá mutirão de confissões, durante toda a manhã, com os sacerdotes do vicariato. À tarde, o Santíssimo Sacramento estará exposto em todas as igrejas do Vicariato Urbano. Às 18h, os fiés serão convidados a participarem da Caminhada Penitencial, saindo do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Rua do Riachuelo, no bairro de Fátima, em direção ao Santuário da Adoração Perpétua, na Matriz de Sant’Ana, na Praça Cardeal Leme, no Centro.

Vicariato Oeste:
No dia 29, os fiéis se encontrarão, a partir das 9h e até 17h, no Calçadão de Bangu. Às 19h, acontecerá adoração com Emanuel Stênio, da Comunidade Canção Nova. Às 20h, haverá missa presidida pelo bispo auxiliar Dom Joel Portella Amado, na Praça da Fé.

Vicariato Suburbano:
A Paróquia Nossa Senhora de Nazaré e Santos Mártires Ugandenses, em Acari, promoverá no dia 29, das 8h às 19h30, Tenda de Adoração, em frente ao Hospital de Municipal Ronaldo Gazolla (Hospital de Acari), com evangelização aos passantes, feita por membros das Novas Comunidades. Também haverá atendimento às confissões. Às 18 h do dia 30, os fiéis participarão da Santa Missa, seguida de Procissão Luminosa. A Paróquia Nossa Senhora da Piedade fará Via-Sacra, às 19h30, e Vigília, a partir das 22h, iniciando com Santa Missa. No dia 30, das 9h às 17h, realizará o retiro “Curados para servir”, com a Comunidade Maria Serva da Trindade, encerrando com a missa, às 18h. Já a Paróquia Nossa Senhora das Dores promoverá no dia 30, das 14h às 19h30, o Retiro Quaresmal. A Paróquia Santa Bárbara realizará, no dia 29, a Adoração Jovem, com início às 20h30, seguindo em vigília até a missa, às 7h do dia 30. Em todas as paróquias haverá, entre os dias 29 e 30, adorações, confissões, bênçãos do Santíssimo Sacramento, vigílias e missas, nos horários definidos pelas paróquias.