Coroa do Advento
Esta Coroa feita de cipreste, hoje, dos mais diversos materiais, costuma ser colocada à porta das casas, ou pendurada nos lustres sobre a mesa da Família, ou ainda, no Presépio.
Significa muito quando acompanha a Família desde o primeiro Domingo do Advento. Colocada sobre uma mesa, tendo quatro velas nas cores do paramento sacerdotal nos Domingos do Advento, portanto, três roxas e uma cor-de-rosa (correspondendo ao 3º Domingo). Em cada vela, há um laço de fita vermelha.
A Coroa é sinal de nossa Fé no Salvador que veio (em Belém), vem (na Graça) e virá (na Glória) e é também sinal de nossa Esperança na Promessa de Deus: “Mostra-te fiel até a morte e Eu te darei a coroa da vida.” (Ap 2,10).
A Coroa é circular pois a circunferência, linha contínua, é símbolo da Eternidade (não se nota princípio nem fim) e da igualdade (todos os pontos são eqüidistantes do centro). No centro da Coroa, poderá ser colocada a manjedoura vazia – símbolo da humanidade que, na Fé, na Esperança e no Amor, aguardava a vinda do Redentor.. Na noite de Natal, a manjedoura é colocada no Presépio, entre as imagens da Virgem Maria e de São José, à meia noite, coloca-se sobre a manjedoura a imagem do Menino Jesus.
A Árvore... O que significa?
A Árvore, o Pinheiro, significa a Igreja – Corpo Místico de Cristo, Árvore da vida. Cristo é tronco que sustenta e alimenta com Sua Graça, os galhos que somos nós, presos a Cristo pela Graça do Batismo: “Eu sou a Videira, vós sois os ramos; aquele que permanece em Mim e Eu nele
, produz muito fruto porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15,5)
, produz muito fruto porque sem mim nada podeis fazer.” (Jo 15,5)
Foi escolhido o Pinheiro para simbolizar a Árvore da Vida, por sua resistência às intempéries, conservando-se verde (cor da Esperança) o ano inteiro. Assim também, o verdadeiro Cristão conserva a Esperança em todos os dias de sua vida. As luzes da árvore simbolizam a iluminação que nos dá a Graça de Deus, a presença de Deus Amor em nós: “Outrora éreis trevas, mas agora, sois Luz do Senhor: andai como Filhos da Luz, pois o fruto da Luz consiste em toda Bondade, Justiça e Verdade.” (Ef 5,9)
As bolas multicoloridas e os demais enfeites, simbolizam os frutos da graça em nós, as virtudes e qualidade do verdadeiro cristão: “O fruto do Espírito é Caridade, Alegria, Paz, Paciência, Afabilidade, Bondade, Fidelidade, Mansidão, Temperança.” (Gal 5,22-23)
