segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Para onde vamos?

“Iniciação Cristã: Onde estamos? Para onde vamos?” foi o tema do 8º Seminário para Catequistas de Jovens e Adultos, que aconteceu na manhã deste sábado, dia 21 de setembro, na sede da Arquidiocese do Rio. O arcebispo Dom Orani João Tempesta encerrou o encontro, que reuniu cerca de 260 pessoas, refletindo sobre “O impacto da JMJ para a iniciação cristã de jovens e adultos”.
Refletindo sobre as palavras do Papa Francisco, o arcebispo reforçou a importância da Igreja “aquecer os corações”. “É necessário encontrar maneiras para acolher os que estão chegando e também os que estão dentro das nossas comunidades. É agora que a nossa jornada começa”, motivou Dom Orani.
Entre os temas debatidos, estão: “A iniciação cristã na vida pastoral”, “Pré catecumenato: tempo de semeadura”, “Do catecumenato à iluminação”, “Mistagogia: mergulho no mistério”, “Importância das celebrações da Palavra a partir do RICA” e “Os ritos e sua celebração no RICA”.
Estiveram presentes como palestrantes: o assessor eclesiástico da Iniciação Cristã do segmento de Jovens e Adultos (ICJA), padre Fábio de Freitas Guimarães, as coordenadoras arquidiocesanas Ir. Lucia Imaculada e Bárbara Fonte, a assessora arquidiocesana Jandira Ferreira, além da coordenadora do Vicariato Suburbano da ICJA Rosalina Ferreira e a catequista Joice Coopper.
O seminário teve início às 8h30 e terminou às 12h40, com uma oração de envio e a renovação do compromisso dos catequistas, conduzida pelo arcebispo do Rio. Para recordar a missa de envio da JMJ Rio2013, jovens entraram com bandeiras de 16 países cantando o hino da jornada.
O evento, que já faz parte da agenda anual a arquidiocese, é destinado a catequistas da Iniciação Cristã do segmento de Jovens e Adultos, catequistas de Crisma e agentes da Pastoral do Batismo.


Colaboração: Jandira Ferreira